Porto Alegre, 15 de agosto de 2025
Nasci em 1941, no auge do Holocausto, e não suporto pensar que meu povo esteja fazendo a mesma coisa com outra nação.
> Miriam Margolies
Atrocidades sem fim | Em 1937, na Guerra Civil Espanhola, a pedido do fascista Francisco Franco, a Luftwaffe de Hitler bombardeou os centros urbanos da Espanha. Hermann Göring, o chefão da Luftwaffe, "resolveu estudar os efeitos de um bombardeio maciço com artefatos incendiários sobre uma pequena uma pequena aglomeração urbana em zona rural". Guernica foi a escolhida.
Décadas depois, foi a vez dos norte-americanos, em nome do mundo livre, usarem nalpam na Guerra do Vietnã como castigo para camponeses indefesos.
Atualmente, "Em Gaza, com o apoio de seus protetores trumpistas, os genocidas israelenses, comandados pelo serial killer Benjamin Netanyahu (...), massacram a população famélica quando ela se aglomera junto aos caminhões de ajuda humanitária."
Fonte | Guernica e Gaza, artigo de João Quartim de Mores publicado no saite aterraeredonda.com.br. O autor é professor titular aposentado do Departamento de Filosofia da Unicamp.
Umas & Outras | Em 2 de agosto de 2027, um raro eclipse solar total escurecerá partes do sul da Europa, norte da África e Oriente Médio por mais de seis minutos. Conhecido como o Grande Eclipse do Norte da África, será o mais longo visível em terra entre 1991 e 2114. *** Vossa mercê> Vossemecê> Vosmecê> Vancê> Você> Vc *** Nos EUA os 10% de pessoas mais ricas concentram 70% da economia nacional. Isso é saudável? Vale lembrar que sociedades desiguais alimentam no futuro mudanças profundas... A História nos lembra isso. *** Dona Fifa está avaliando a possibilidade de transferir os jogos da Copa de 2026 dos EUA para o Canadá, devido à crescente dificuldade de se obter vistos de entrada no país do Trump. *** Neste país, aposentadoria compulsória é vista como punição para magistrados e militares condenados. "Brasileiro é tão bonzinho!" *** China desenvolve tecnologia de transmissão a laser 10 vezes mais rápida do que Starlink de Eloin Muske. (Tráfego Aéreo Brasil/ Facebook) *** A expressão "extrema direita" não pode ser mais usada na Globo.
_________
Palavras proibidas | Em março deste ano, o governo Trump elaborou uma lista de termos (mais de 350) que "devem ser banidos ou limitados por agências federais, documentos, saites, programas de saúde pública e pedidos de bolsa de pesquisa", segundo matéria da escritora brasileira Martha Batalha, que reside nos EUA, e publicada na revista Piauí de julho sob o título O sonho americano em frangalhos. Entre eles, temos os seguintes como exemplo: "ativismo", "aborto", "negro", "crise climática", "discriminação", "discurso de ódio", "desigualdades", "feminismo", "poluição", "racismo", "preferências sexuais", "justiça social", "vacinas", "mulher(es)". Isso me faz lembrar o romance distópico 1984, de George Orwell...
______
Palavras não serão suficientes | "O governo israelense perdeu o direito e a humanidade em relação a Gaza. Se quisermos deter Netanyahu, as palavras não serão suficientes. Precisamos de ações e fatos concretos, como a imposição de sanções e o fim de todas as formas de cooperação militar." > Guido Crosetto, Ministro da Defesa Italiano
Quitanda e carimbo | As palavras quitanda e carimbo provêm do quimbundo* e, apesar de terem sentidos muito neutros, singelos em nosso uso quotidiano, têm uma história dolorosamente ligada ao tráfico de gente africana, pois na origem se referiam, respectivamente, aos locais onde os escravizados eram vendidos na África e ao sinete de ferro quente com o qual eram marcados na própria carne."
* quimbundo: uma das línguas bantas cujos falantes, provenientes da África, foram escravizados no Brasil, notadamente no Sudeste.
Fonte | Latim em Pó: um passeio pela formação do nosso português, de Caetano W. Galindo (Companhia das Letras, 2022)
Decadência do sonho norte-americano
Entrevista de Juca Kfouri com Jamil Chade
Postagem anterior |
Muito bom
ResponderExcluirCem ideias arrasou com o conteúdo mais uma vez. Terá Trump um cérebro? Pergunta que no meu não quer calar coisas proibidas são as que mais são dão vontade de se fazer .
ResponderExcluir"Dona FIFA está avariando..." na verdade "Dona FIFA está avaLiando..."
ResponderExcluirCorrigido. Obrigado!
Excluir