Porto Alegre, 29 de agosto de 2025
A Revolta dos Malês |
O filme "Malês", dirigido por Antônio Pitanga, está programado para entrar em cartaz dia 2 de outubro. No elenco, Camila Pitanga entre outros artistas. O filme baseia-se em fatos históricos ocorridos em Salvador, em 24 de janeiro de 1835, com a Revolta dos Malês - uma insurreição promovida por negros escravizados ou libertos contra escravatura e a imposição do cristianismo, tendo como figura central Pacífico Lucutan, líder religioso africano da comunidade islâmica. Acabaram sendo chacinados pela cavalaria, pondo fim ao episódio, após ataque à prisão e ao quartel. 61% dos escravizados que foram a julgamento eram de origem nagô.
Fontes | https://pt.wikipedia.org/wiki/Pacifico_Licutan |
adorocinema.com/filmes
A exaltação da ignorância |
"Há algo que o Brasil já perdeu. E que vai custar muito para recuperar. Com Bolsonaro ou sem Bolsonaro, descobrimos que vivemos num país em que a maioria dos brasileiros acha possível votar num homem como Bolsonaro. Sem nenhum drama de consciência, compactuam com todo o ódio que ele produz (...), apreciam as ameaças e os arrotos de poder, exaltam a ignorância e a brutalidade."
> Eliane Brum
Você |
Perguntar não ofende: quando será que o "pronome de tratamento" você será admitido no português brasileiro como pronome pessoal tal como tu, como de fato é na prática? Ah, já sei! Provavelmente em meados do séc. 22...
Umas & Outras |
PL quer votar projeto para proibir investigação de deputados e senadores sem aval do próprio Congresso. *** A menor cidade do Brasil, com apenas 833 habitantes (censo de 2022) é Serra da Saudade, MG. Vai ver, todos ser conhecem, ao menos de vista em muitos casos. *** Câmara de Vereadores de Nova Prata, RS, aprovaram moção de apoio a Donald Trump. *** A Rússia conta com 11 fusos horários. *** E agora o Império quer impor suas leis ao Brasil! *** Inaugurou-se na Austrália o primeiro trem do mundo movido100% a energia solar. *** 130 mil alunos no RS não contam com acesso a esgoto ou água tratada. *** Israel matou mais jornalistas do que qualquer guerra mundial.
Que vergonha, JN! |
"O JN mais uma vez dá créditos às mentiras deslavadas de Israel de que a fome em Gaza se deve ao Hamas e que 100 mil caminhões de comida já entraram lá. A preocupação em mal informar mais de 200 milhões de brasileiros não deve à preservação da audiência, pois, segundo a Conib, a população judaica no Brasil não passa de 120 mil pessoas. São os interesses financeiros, estúpida!" > Hildegard Angel, jornalista
Postagem anterior |
Nenhum comentário:
Postar um comentário