25 janeiro 2025

(25/01) Malefícios do celular p/ crianças e jovens | O santuário de Lúcifer | Ditadura & perversidade | Pobres gatos!





Sem anis, tia!

_______________

Porto Alegre, 25 de janeiro de 2025




SAÚDE | Malefícios do celular
para crianças e jovens

"Resultados de uma pesquisa em grande escala realizada nos USA mostraram que, em crianças pequenas, o tempo de uso em tela de uma hora ou mais por dia de dispositivos móveis, está associado a uma piora significativa de desenvolvimento, tendo mais problemas para expressar habilidades de linguagem, além de maiores chances de dificuldades de compreensão linguística. Em outro estudo, na Universidade de Peshawar (Paquistão), cientistas observaram que os estudantes não seguiam uma linguagem padrão ao escrever, prejudicando suas habilidades redacionais e de expressão."

> Althen Teixeira Filho, em seu artigo Riscos e usos dos celulares no atual estágio da humanidade, publicado no saite Sul21 em 30/12/24.





POLÊMICA | O Santuário de Lúcifer

Em Gravataí, cidade de quase 300 mil habitantes que faz parte da região metropolitana de Porto Alegre, a polêmica corre solta em função de um templo dedicado à Lúcifer, construído na zona rural do município. No local inclusive foi erguido uma estátua dedicada a ele, que atinge 5 metros de altura incluindo-se o pedestal. O imóvel foi interditado em função de uma mandato judicial no mesmo dia de sua inauguração, em agosto passado. O santuário foi construído por Lucas Martins, empresário, conhecido como Lukas de Bará da Rua e líder da Nova Ordem de Lúcifer na Terra. A seita não segue as práticas de culto das religiões afro-brasileiras.

 Autoridades de outros credos já se manifestaram a respeito. Um teólogo, escritor e pastor da Igreja Metodista, ouvido pela reportagem da revista CartaCapital, preferiu não entrar na discussão sobre Lúcifer e lembra quer a Constituição garante a liberdade de culto. O que não pode admitir são atentados contra os direitos humanos. Por outro lado, um religioso capuchinho, professor da PUC-RS e doutor em Teologia, lembrou que evangélicos e católicos foram "emocionalmente afetados". Segundo ele, deve-se "medir com prudência a capacidade de tolerância da população". De qualquer forma, acredita ele que não haja "uma resposta simples, pronta, para este caso".

FONTE | Renê Ruschel, em sua reportagem Celeuma Diabólica, publicada em CartaCapital de 15/jan/25. 


CLIQUE | Minhas fotos


Praça do Comércio, Lisboa (2016)


DITADURA | Perversidade

"Fui sequestrada, presa e torturada nas dependências do DOI-CODI do II Exército, onde o Major Brilhante Ustra (Dr. Tibiriçá) comandava sessões de choque elétrico, paus-de-arara, 'afogamento', além do tradicional 'amaciamento' na base dos 'simples' tapas, alternado com tontura psicológica. Tive sorte, reconheço, senhor Ministro: depois de tudo, fui julgada e considerada inocente em todas as instâncias da justiça militar, que, por isso me absolveu; e aqueles inocentes, como eu, cujos corpos eu vi e que estão na lista de desaparecidos?"

> Bete Mendes, atriz 

 

MUNDO ANIMAL Vida de gato 
nem sempre foi fácil

Os humanos começaram a se interessar por gatos por um motivo muito simples: matavam ratos para comer. Bem, gostos gastronômicos não se discute. De qualquer forma, essa relação entre o homem e os bichanos viveu altos e baixos. No Antigo Egito, por exemplo, eram venerados porque se acreditava que faziam a ponte entre deuses e homens. Basta lembrar que o deus Rê era representado como metade homem, metade gato. Na região do Cairo, há um cemitério com mais de 4 milhões de gatos mumificados! Já na Idade Média, eram perseguidos, torturados, enforcados e linchados por serem associados às bruxas. No séc.14, essa doideira toda acabou devido à pandemia da Peste Negra, causada por uma bactéria que infestava as pulgas de ratos. Daí...

Fonte | As histórias mais bizarras da História, edição especial de Aventuras na História


4 comentários:

  1. Anônimo08:36

    Muito boa estas informações.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo08:49

    Parabéns para o Cem Ideias ,sempre matérias muito refletivas.
    Gostei muito sobre a matéria sobre a aceitação de credos diferentes aos convencionais que trás uma grande polêmica entre todas as religiões.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo19:17

    Muito bom 👏👏👏

    ResponderExcluir