_______________
Porto Alegre, 18 de janeiro de 2025
CULTURA | Cinema brasileiro
junta os cacos
"Estamos juntando os cacos. Passamos por quatro anos muito difíceis, de remada contra a maré. Então, temos de celebrar a volta por cima do cinema brasileiro", afirmou o cineasta Walter Salles, diretor de Ainda Estou Aqui. O fato é que depois de quatro anos sombrios de desgoverno no país, o cinema brasileiro dá sinais de recuperação. O filme acima citado já faturou da marca de 3 milhões de espectadores no país, Fernanda Torres, fazendo o papel da personagem principal, conquistou o Globo de Ouro. Vale destacar ainda os 3 milhões de pessoas que assistiram até agora outro grande sucesso: O Auto da Compadecida 2, sem falar naqueles com a marca de um milhão. Em 2024 o país bateu o recorde de número de salas: 3.509. Graças ao Decreto da Cota de Tela aprovado por Lula, teremos a exigência de que filmes brasileiros sejam programados em sessões com maior procura, a partir das 17h.
Fonte | Sou caipira pira, pora, reportagem de Ana Paula Sousa publicada em CartaCapital de 15/jan/25.
OPINIÃO | "Nação guerreira"
Assim se manifestou o ex-presidente Jimmy Carter, recém falecido, em resposta a Donald Trump sobre sua fala recente a respeito da China: "Você tem medo que a China nos supere e eu concordo como você. Mas você sabe por que a China nos superará? Eu normalizei relações diplomáticas com Pequim em 1979, desde esta data... você sabe quantas vezes a China entrou em guerra contra alguém? Nem uma vez. Os Estados Unidos é a nação mais guerreira da história do mundo, pois querem impor aos Estados que respondam ao nosso governo e ao valores norte-americanos em todo o Ocidente e controlar as empresas que dispõem de recursos energéticos em outros países."
TRABALHO | Unificar lutas
"A classe trabalhadora não é uma massa homogênea. As mulheres negras recebem os piores salários, os jovens LGBTQIA+ enfrentam altíssimas taxas de desemprego. Como falar de luta de classes sem enxergar essas especificidades? No fundo, estamos falando de como o capitalismo utiliza as opressões para explorar e dividir ainda mais os trabalhadores. (...) O que precisamos é unificar as lutas."
Fonte | Entrevista de Erika Hilton, deputada federal pelo PSOL-SP, publicada em CartaCapital de 31/dez.
VARIEDADES | Umas & Outras
O sol é branco. A coloração amarela é determinada pela atmosfera terrestre. Nunca mais irei desenhar o sol usando lápis de cor amarela! *** Quer me parecer que "Ainda estou aqui" foi o melhor filme brasileiro a que assisti na vida. *** Nenhuma crença religiosa tem o direito de pretender impor suas convicções aos outros. Isso tem um nome: incivilidade. *** "Não basta protestar ou buscar meios de impedir a propagação de fake news. A lei deveria obrigar as plataformas a rastrear todos os destinatários de mensagens criminosas, para fazer retornar a eles os desmentidos com o devido chamamento à razão." (Wilson Roberto Barbosa Ramos, em carta publicada em CartaCapital de 31/dez) *** Ruy Castro no livro Uma pulga na camisola: o máximo de Max Nunes: Por que... chofer de avião se chama piloto? Fotógrafo de osso se chama radiologista? Roubo de gente bem se chama desfalque? *** "Ma ma ma ma" em chinês, em diferentes entonações, significa "Mamãe ralha com o cavalo". (Charles Berlitz, em As Línguas do Mundo)
Muito bom 👏👏👏
ResponderExcluirObrigado!
ResponderExcluirLa militemon de Usono kauzas la industrio de armiloj, unu el la plej potencaj kapitalismaj fortoj. Por ke ili profitu, necesas konstante militi! Je kosto de multaj vivoj de senkulpaj viktimoj. Kruele!
ResponderExcluirLa milito estas granda negoco.
Excluir