30 novembro 2024

(30/11) Tradição de impunidade | O Zequinha de Porto Alegre | Como será o governo Trump? | Dissonância cognitiva

 



Um dia se fará a história do sofrimento do povo palestino e ela será um monumento à indignidade e covardia dos povos. > José Saramago






EXÉRCITO | Tradição 
de impunidade até quando?

De acordo com o cientista político Rodrigo Lentz, da Universidade de Brasília e especializado em Forças Armadas, entrevistado por CartaCapital, "em relação aos militares, o país tem um histórico de impunidade e conciliação, de empurrar a sujeira para debaixo do tapete. Historicamente, as anistias sempre beneficiaram militares de direita. Quando eram militares de esquerda ou de baixas patentes, essas anistias eram bastante limitadas. Este seria um momento favorável para quebrar essa tradição negativa das instituições brasileiras, diante da magnitude dos fatos", numa referência àqueles implicados na tentativa de golpe do 8 de Janeiro.

Fonte | Indiciamento abre oportunidade para quebrar a tradição de impunidade nas Forças Armadas, entrevista de Ana Luiza Basilio  com o cientista político acima citado e publicada em cartacapital.com.br em 24/nov/24.


O problema da educação dos militares: Como a formação afeta a democracia?



FUTEBOL | Zequinha, a terceira força
do futebol porto-alegrense

Ao vencer a Copa FGF - Troféu Zagallo recentemente, o Esporte Clube São José, de Porto Alegre, conquistou uma vaga para Copa Brasil de 2025. O Zequinha, como é chamado carinhosamente, é um clube social situado na zona norte da capital. Além de ocupar-se com o futebol profissional, mantém ativamente departamentos de basquete e bocha. Conta com um estádio próprio para suas partidas de futebol em casa, que comporta cerca de10 mil espectadores. Foi fundado em 1913 por um grupo de alunos do São José, um colégio católico de Porto Alegre. 

Em 1927, um dado marcante de sua história, reconhecido pela FIFA, foi o fato de ter sido o primeiro clube de futebol cuja equipe viajou de avião, no trajeto de 260 km entre Porto Alegre e Pelotas, no sul do Estado, a fim de disputar um amistoso com o Esporte Clube Pelotas.

O clube possui ainda salão de festas, churrascaria, ginásio, piscina e quadras sintéticas de futebol para alugar. Entre suas conquistas futebolísticas, destacam-se o fato de ter sido duas vezes vice-campeão do antigo citadino de Porto Alegre, campeão da Segunda Divisão do Campeonato Gaúcho (1981), sendo que já disputou a séries C e D do futebol brasileiro em várias ocasiões. Sua melhor campanha no Campeonato Estadual foi em 2010, quando conquistou um honroso quarto lugar.

Fonte | https://pt.wikipedia.org/wiki/Esporte_Clube_São_José




IDEIAS | Cabeças Pensantes

E eu pergunto aos economistas, políticos, moralistas, se já calcularam o número de indivíduos que é forçoso condenar à miséria, ao trabalho desproporcionado, à desmoralização, à infâmia, à ignorância crapulosa, à desgraça invencível, à penúria absoluta, para produzir um rico?
> Almeida Garret

Nunca a certeza
foi tão burra - ou no mínimo
desinformada.
> Cláudia Laitano

A "dissonância cognitiva" torna um homem de convicções profundas incapaz de mudar de opinião diante de uma contradição. Ele se torna imune a evidências e argumentos racionais. Diga que discorda e ele lhe dará as costas. Mostre fatos ou números e ele questionará suas fontes. Apele para a lógica e ele será incapaz de entender o seu raciocínio.
> Leon Festinger


POLÍTICA
| O que esperar
do governo Trump?

"O que se deve esperar no campo internacional para os próximos quatro anos da Administração Trump: os Estados Unidos (...) deixam de ser os "Cavaleiros Templários" de "uma ordem mundial regida por regras". E se propõem atuar dentro do Sistema Mundial a partir exclusivamente dos seus "interesses nacionais" utilizando-se da sua força bruta, financeira, tecnológica e militar para impor sua vontade onde considere que seja necessário. Com um apelo, só em última instância, ao recurso da guerra."

> José Luís Fiori, em seu artigo A eleição de Donald Trump e o sistema mundial, publicado no saite sul21.com.br em 21/nov/24.


Postagem anterior |

(23/11) Proibição etária às redes sociais | "Boccas palpitantes de desejos" | O português uruguaio | Novelas globais: erro em cenas




E vem aí
Os franceses



Um comentário:

  1. Anônimo18:04

    Al militistoj - same kiel al chiu brazilano - mankas edukado. (PSViana)

    ResponderExcluir