07 julho 2024

ILHA de Marajó: precariedade das escolas | Cavalo Caramelo virou símbolo | Revolução digital x malefícios | Armadilha das redes sociais



Se tirar o demônio de algumas igrejas,
o pastor perde o emprego.

> Augustus Nicodemus


Ilha de Marajó:
precariedade 
das escolas | "Atualmente, mais de 15 mil alunos em Marajó enfrentam problemas com a inadequação de saneamento nas escolas, revela um levantamento inédito da ONG Habitat Brasil. Nos últimos 12 meses, a entidade vistoriou 398 escolas com até 50 alunos de 16 municípios da região. Do total, 93% não têm abastecimento público de água para consumo humano, 60% não possuía tratamento de esgoto - 149 não tinha sequer banheiro - 89% não conta com serviço de coleta de resíduo sólidos" - diz matéria publicada recentemente em CartaCapital (vide fonte). 

O quadro reflete o descaso que muitas vezes vive o ensino básico neste país, chegando a absurdos como estes. Sem falar entre outras precariedades:

- Na ausência de banheiros para os alunos, apela-se para latrinas, quando existem. Em certos casos, as crianças se obrigam a irem ao mato.
- Em 88 escolas, não tratamento d'água. Em 126, a água é tratada com cloro ou hipoclorito de sódio. Sem uma dosagem correta, muitas crianças acabam sofrendo com diarreias.
- Em escolas ribeirinhas, além das questões de saneamento, as crianças sofrem com longas distâncias que precisam percorrer a pé entre a casa e a escola, sem falar no fato igualmente absurdo da existência de turmas multisseriadas, com um mesmo professor para atender alunos de diferentes idades.

Fonte |  Nem o básico, reportagem de Rodrigo Martins publicada em CartaCapital de 26/jun/24.




Cavalo Caramelo, 
símbolo 
da resiliência gaúcha | Em 9 de maio último, em meio à tragédia climática que o Rio Grande do Sul vivia, em Canoas, cidade da área metropolitana, um cavalo foi resgatado, pelo Corpo de Bombeiros de São Paulo, depois de ter permanecido durante quatro dias em cima do telhado de uma casa. Quando foi acolhido, contava com 270 quilos apenas, estava desidratado e anêmico. Conduzido para o Hospital Veterinário da Ulbra-Universidade Luterana, encontra-se quase que totalmente reestabelecido, e virou símbolo da resiliência gaúcha. Acabou sendo microchipado com informações entre elas sobre espécie, cor e raça. Cogitado para participar da cerimônia de acendimento da Chama Crioula por ocasião das festividades do 7 de Setembro, a ideia é questionada pela médica veterinária que acompanha sua recuperação. "Temos de descobrir se ele é acostumado a ser encilhado. Não sabemos como ele responderia", embora tenha recuperado a saúde, afirmou ela.

Fonte | Cavalo Caramelo será atração do acendimento da Chama Crioula, reportagem de André Malinoski publicada no jornal Zero Hora em 2/jul/24.




Revolução 
digital 
e seus malefícios | São inegáveis os múltiplos benefícios advindos com a revolução digital. Por outro, é necessário que se atente aos seus malefícios, que podem ser resumidos na expressão demência digital. O jornalista Mário Corso, em sua coluna de 26/jun no jornal Zero Hora, de Porto Alegre, abordou a questão. O termo é usado por neurologistas e pesquisadores do cérebro. 

Segundo ele, a geração Z (aqueles que nasceram depois de 1996) possuem um QI menor, são deprimidos (50%), podem apresenta tendências suicidas, sem falar no "incremento de casos de automutilação, ansiedade, fobia e pânico. "São inábeis na comunicação. Tendem a ter pouca motivação, baixa resiliência e não lidam bem com a frustração", afirma Corso. A falta de "curtidas" podem causar obsessões por aceitação e autoestima. "Os jovens vivem aterrorizados pela exposição nas redes, pelo cancelamento e pela humilhação pública", observou.




Cabeças Pensantes | Livro em papel> Há muitos estudam que mostram que, quanto mais complexo é o texto, maior é a vantagem de ler em papel. Ainda não se inventou nada melhor. O livro em papel é como a invenção do garfo ou da roda. (Michel Desmurget, neurocientista)

Diferença > Qual a diferença entre mim e Mark Zuckerberg? Eu forneço informações privadas das grandes corporações para você, de graça, eu sou considerado o vilão. Zuckerberg fornece suas informações privadas para as grandes corporações, por dinheiro, e ele é considerado o homem do ano.
(Julian Assange)

Amor > Quando o poder do amor for maior que o poder ao que o amor ao poder, o mundo conhecerá a paz. (Jimmy Hendrix)

Conforto > O conforto dos ricos depende de uma oferta abundante de pobres. (Voltaire)

Armadilha> As redes sociais são uma armadilha. Quem acredita que o sucesso entre seguidores substitui o sucesso nas relações pessoais está apostando no fracasso. (Zygmunt Bauman)

Ponto Final | São José dos Ausentes, situada a 1.250 m acima do mar, na região dos Campos de Cima da Serra, é o polo norte do Rio Grande do Sul...


Postagem anterior |

Crueldade para com os animais | Descobriram que eram índios | Pirâmides no Louvre | Gravataí: de aldeia indígena a cidade





Nenhum comentário:

Postar um comentário