O declínio crônico
do Ocidente |
"E é precisamente esse projeto militar global dos EUA e da OTAN que está sendo desafiado pela ascensão militar da China, pela resistência do Irã e pelo limite que lhe foi imposto pela Rússia (...). E é essa ordem mundial "imperial cosmopolita" que está "perdendo fogo" e em acelerado processo de desintegração. (...) Quando Joseph Borrel declara que "a era do domínio ocidental acabou", ele está se referindo a uma outra crise (...): a crise do poder e da hegemonia ocidental no sistema internacional que os europeus conquistaram e dominaram, de forma absoluta, no últimos 300 anos."
> José Luís Fiori, professor emérito de economia política internacional da UFRJ, em seu artigo A crise aguda e o declínio crônico do Ocidente, publicado no saite https://sul21.com.br/ em 19/mai/23.
Negligência e despreparo |
Sebastião Melo [prefeito de Porto Alegre, MDB] enfrenta todas as evidências que atolam a sua gestão numa continuidade de negligência e despreparo com a mesma falsa segurança. A já comprovada falta de manutenção dos equipamentos de proteção contra enchentes na capital gaúcha é para ele um detalhe insignificante. O seu mantra é: choveu mais do que o imaginado e o sistema não deu conta. Como dar conta com portão (comporta) abaulado, enferrujado, com enormes brechas, bombas anacrônicas e outros elementos de mesma ordem? Avisos não faltaram.
> Juremir Machado da Silva em seu artigo Leite e Melo, os gestores perfeitos, publicado no saite matinaljornalismo.com.br em 24/mai/23.
A propósito: Apenas 13% das cidades brasileiras têm planos de contenção de tragédias. (CartaCapital)
Brás Cubas faz sucesso
nos EUA |
De acordo com a página Foco no Fato (Facebook), Memórias Póstumas de Brás Cubas, em sua versão em inglês, assumiu a posição de livro mais vendido da Amazon na categoria "Literatura Latino-Americana de Caribenha", graças sobretudo a um vídeo postado no TikTok pela escritora Courtney Henning Novak. "Eu estou lendo esse livro para o Brasil, para um projeto de leitura para todo o mundo. Por que vocês não me avisaram que era o melhor livro já escrito?", afirmou no vídeo, elogiando a escrita de Machado de Assis, além do trabalho da tradutora. "Acho que é meu novo livro favorito", expressou em outro momento.
Fonte | Foco no Fato, página do Facebook
Cabeças Pensantes |
Nada é mais terrível do que ver a ignorância em ação. (Johann Goethe) *** Temos que entender que tempo não é dinheiro. Essa é uma brutalidade que o capitalismo faz como se o capitalismo fosse o senhor do tempo. Tempo não é dinheiro. Tempo é o tecido da nossa vida. (Antônio Cândido) *** A Inglaterra só produz três coisas boas: chá, uísque e meus livros. Mas acontece que o chá é chinês, o uísque é escocês e eu sou irlandês. Então a Inglaterra pegou as únicas coisas boas que tem de outros países. (Oscar Wilde) *** Antigamente as grandes nações mandavam seus exércitos para conquistar territórios e o nome disto era colonização. Hoje as grandes nações mandam suas multinacionais conquistar mercados e o nome disto é globalização. (Milton Santos)
Mais |
CRIANÇAS palestinas que sobreviverem | IMPREVIDÊNCIA e tragédia | O DEUS Mercado |
8 DE JANEIRO: impunidade?