"Não temos mais nada,
mas temos a vida pra tocar em frente."
(Morador de Canoas, RS)
Crianças palestinas
que sobreviverem |
Crianças que sobreviverem a esta guerra
não vão carregar apenas os ferimentos visíveis, mas também invisíveis, causados pelos deslocamentos e medos constantes, e por testemunharem membros das famílias serem mortos. Há crianças de 5 anos nos dizendo que preferiam estar mortas.
> Cristhopher Lockyear, secretário-geral do Médico sem Fronteiras
Imprevidência e tragédia |
Nada se aprendeu com a temporada de setembro de 2023. A imprevidência garantiu a tragédia. Investimento zero contra enchentes. O centro de comando das operações ficava numa área das mais alagadiças.
As imagens da água vazando por baixo de um dos portões de proteção é o retrato melancólico da falta de manutenção. O ano de 1941 parecia tão longe. O de 1967 também. Até setembro de 2023 parecia distante.
> Juremir Machado da Silva, em seu artigo Porto Alegre sitiada, publicado no saite matinaljornalismo.com.br em 08/mai/24.
Cabeças Pensantes |
Livro > Se não gosta de livro, não o leia. Se não gosta de ler, não o faça. A leitura não é um modismo, mas sim uma forma de felicidade e não se deve obrigar ninguém a ser feliz. (Jorge Luis Borges)
Rebeldia > Se nesse mundo excludente, elitista, cheio de contrastes, você não tiver uma dose de rebeldia é porque você se adaptou, se domesticou a esse modelo. (Pe. Julio Lancellotti)
Paixões > Homens cruéis acreditam em um Deus cruel e usam dessa crença para justificar sua crueldade. Só os homens bondosos acreditam em um Deus bondoso, e eles seriam gentis de qualquer forma. Os homens costumam a ter crenças que atendam às suas paixões. (Bertrand Russel)
Deus Mercado > O deus mercado organiza a economia, a vida e financia a aparência de felicidade. Parece que nascemos só para consumir e consumir. E quando não podemos, carregamos frustração, pobreza e autoexclusão. (Pepe Mujica)
8 de Janeiro:
impunidade? |
É espantosa nossa histórica continuada de compreender que toda política da direita se dá nesta outra "esfera pública", inteiramente controlada, e muitas vezes criminosa ao ser alimentada. Quanto mais tempo levamos para punir o seu movimento golpista de 2022, mais forte ser torna a presença social do movimento. Nosso verdadeiro negacionismo a este respeito faz claramente parte da força do fascismo entre nós.
> Tales Ab'sáber, professor do Departamento de Filosofia da Unifesp, em seu artigo Não existem fake:news: só mentira em massa, publicado no saite aterraeredonda.com.br em 18/mar/24
Parabéns para esse blogueiro que sempre trás temas para se repensar a vida.
ResponderExcluir