No Brasil, a imprensa é muito séria.
Se você pagar, eles publicam até a verdade.
Juca Chaves
____________
TRAGÉDIA |
Maceió: angústia de um povo
Cinco bairros na capital alagoana estão condenados em função dos sérios problemas de desmoronamentos causados pela Braskem em suas 35 minas de sal-gema escavadas com cerca de 1 km de profundidade desde a década de 70, numa área que engloba cerca de 20% de Maceió e razão pela qual umas 60 mil pessoas tiveram que deixar suas casas.
Quitéria Nunes dos Santos, moradora que ainda se mantém em sua casa, como tantos outros, assim se manifestou em matéria publicada na revista Piauí de janeiro *:
"Eu fico pensando: será que vou morrer hoje? Não durmo por causa do medo que tenho desse teto cair em cima de mim ou de o chão se abrir numa cratera. A gente fica perdida sem informação. Uma hora nos diz que vão nos evacuar à meia-noite, outra hora dizem que pode abrir um buraco do tamanho do Maracanã."
* De autoria de Victor Moriyama, fotógrafo, que produz trabalhos sobre conflitos socioambientais no Brasil.
GEOLOGIA |
A África vai se repartir
em duas?
Desde 2005, os cientistas observam um fenômeno que está ocorrendo na África: uma fenda subterrânea de 3.500 km de extensão que está dividindo o continente em duas partes, o poderá determinar a criação de um novo oceano entre elas. O que é conhecido como "Fenda da África Oriental" não é nada novo. Começou a formar-se há 30 milhões de anos em duas placas: a da Somália e a da Núbia e atravessa vários países africanos, como a República Democrática do Congo e o Quênia. Calcula-se em alguns milhões de anos ainda para que o processo chegue ao seu final, mas o fato é que anos atrás uma fenda de um quilômetro abriu-se no Quênia, causando estragos em uma estrada.
Fonte | Como um novo oceano deve se formar devido a uma fenda que está partindo a África, matéria publicada no saite www.canalhistory.com.br em 01/abr/23.
LÍNGUA|
Do dicionário de porto-alegrês
Me dá um nervoso = Em vez de "um nervosismo".
Não existe = Comentário que significa tanto elogio como reprovação, conforme o caso: "Esse cara não existe!"
Não inventa = Expressão de caráter repreensivo: "Guri, tu não me inventa de chegar tarde hoje novamente!"
Fonte | Dicionário de porto-alegrês,
de Luís Augusto Fischer (L&PM, 2022)
Café & Ideias |
Ter saudades das música brasileira dos anos 70 não é mero saudosismo. É lamentar a mediocridade atual do sucesso fácil e rasteiro. *** Explorado no Brasil também atende pelo nome de "colaborador". Que lindo! *** Em salas de cinema, no verão, deveria haver uma lareira acesa pra gente se aquecer. *** Fala-se em anistia... Afinal, quando será que o famoso jeitinho brasileiro vai continuar se sobrepondo ao senso de justiça em muitas situações?! *** Quem acha que tudo que existe no Universo seja apenas uma mera obra do acaso, confia por demais nas possibilidades da casualidade. *** Fui uma criança precoce. Já vivia minha "melhor idade"...
HIPOCRISIAS |
Ir para o Céu
Antes de ser queimado pelos espanhóis,
o cacique Hatuey foi perguntado se ele queria
aceitar Jesus e ir para o céu. Ele questionou se os espanhóis iam para o céu. O padre respondeu que sim. Então ele respondeu que preferia ir para o Inferno, onde não veria pessoas tão cruéis.
> Autor não identificado
Calibrando o calendário
O STF, neste momento, está calibrando o calendário: não quer uma condenação tão rápida que transforme Bolsonaro em vítima, nem tão lenta que lhe dê tempo para fortalecer os músculo e arreganhar os dentes.
> Ana Clara Costa, em seu artigo
A Tática do Inelegível, publicado na Piauí de jan/24.