O esquecimento do extermínio
faz parte do extermínio.
Jean-Luc Godard
________________
1913: novas regras de trânsito
em Porto Alegre
Em 1913, em Porto Alegre, o intendente José Montaury houve por bem botar ordem no galinheiro... Lançou um regulamento com o qual pretendia disciplinar a situação dos veículos que circulavam pelas ruas da cidade. Na zona central, incluindo as ruas Venâncio Aires e Ramiro Barcelos, o limite de velocidade seria de seis quilômetros por hora, uma medida diga-se de passagem muito sábia. Nos bairros Menino Deus, Partenon e Moinhos de Vento poderia chegar a dez e nos subúrbios, a quinze.
Os automóveis seriam obrigados a trazerem à noite duas lanternas acesas na frente, a da direita teria luz "de cor branca" e a da esquerda, "encarnada". O "sinal sonoro" (buzina) tornou-se obrigatório, com o objetivo de "evitar desastres na via pública". Nos cruzamentos de ruas, o limite de velocidade deveria ser "igual ao passo natural de pedestres". Pena de 30 mil-réis aos infratores. Casos omissos seriam resolvidos com base no Código de Veículos de 1893, que regulava carros de tração animal.
Fonte | A Velha Porto Alegre, de Sérgio da Costa Franco
(Edigal, 2015)
Proibido tomar banho nu
O jogador colombiano James Rodriguez, 32 anos, joga atualmente no São Paulo, mas anteriormente atuava no Al-Rayyan, do Catar. Não conseguia se adaptar aos costumes locais. Conta ele: "Foi muito complicado. A vida e a cultura no Catar são muito difíceis, foi um país aos quais tive dificuldades em adaptar-me. Toda a gente sabe que, no futebol, nas duchas, todos os jogadores estão nus, mas eu nem isso podia fazer. Os meus colegas me diziam que era proibido. Era assustador. Às refeições, todos comem com as mãos, pedia talheres e diziam-me que não." Ora, vão catar coquinhos!
Fonte | Fora de jogo, página esportiva do Facebook
GUERRA |
Luta pela paz
Há que respaldar o povo israelense contra o pensamento único do sionismo, de extrema direita, cujo expoente-monstro é Bensamin Netanyahu. Os sinais de espargem em Israel, com os ventos da luta pela paz vindos do mundo inteiro. Que 2024 seja o ano da reconciliação (sem anistia) no Brasil, e da fundação do Estado da Palestina. Brindemos.
> Luiz Marques, professor de Ciência Política da UFRGS, em seu artigo O Sinal da Paz, publicado em 02/jan/23 no saite https:/aterraeredonda.com.br.
LÍNGUA |
Etimológicas
Garrafa - Do árabe karafã = frasco bojudo.
Uruguai - É muito provável que a origem do nome esteja na palavra urugua, que em guarani quer dizer "rio dos caranguejos". Acredita-se também que tenha surgido a partir de três palavras do guarani: "uru", tipo de pássaro que vive nas proximidades do rio, "gua" = que procede de e "y" = água.
Xerox - Do grego kserós = seco.
Fonte | https://www.dicionarioetimologico.com.br/
Mais |
Novo Ano e o Cem Ideias continua brilhante cheio de memórias e de fatos muito interessantes. Parabéns que 2024 seja repleto de muitas novidades trazidas pelo nosso Cem Ideias.
ResponderExcluirO conteúdo do Cem Ideias de hoje está excelente 👏👏👏
ResponderExcluir