O teatro e a educação devem caminhar juntos;
educar não é só ensinar a ler e escrever,
é ensinar e pensar o mundo de outras formas.
Fernanda Montenegro
____________________
Postagem_832
Café & Ideias |
Tornar mais rígidas as penas de milicianos e traficantes pouco adianta diante da impunidade que rola solta. *** Em matéria de resultado nas eleições na Argentina, dos males que seja o menor. *** Lembrando o que disse o pastor e deputado federal Henrique Vieira (PSOL): "A ética do Evangelho não é o acúmulo de riquezas, é a da repartição para que todos tenham dignidade." *** Procuram-se autores de folhetins para a Vênus Platinada. A coisa tá ruça em termos de audiência! Pronto, já dei minha humilde colaboração. *** No apoio a Netanyahu, pessoas muito religiosas... Eu fico tão sensibilizado! *** Pouco acompanho o futebol, mas enfim não me lembro de nenhuma outra disputa da Série A com árbitros tão desqualificados como nesta! Aliás, perguntar não ofende: pra que VAR no Brasil? Os colorados querem saber. *** Não há mosquitos na Islândia. Um verdadeiro paraíso.
LITERÁRIAS | Que nome dar ao menino?
O velho, (...) na falta do pai, ele mesmo daria nome ao menino, se fosse menino, e perguntou meu nome, para inspirar-se. Ouvindo-o, pensou um pouco: "É... Páris... estranho". A ouvir o nome de Robespierre, então abanou a cabeça, mortificado, "nem é cristão isso, é turco?" A salvação ele mesmo deu, olhando meu tio. "Astor! nome de homem!" Astor transfigurou-se, não queria acreditar, perguntou ao velho se ele sabia o quanto ele, Astor, era um pobre-diabo do destino, um bêbado. "Pois então?, respondeu o velho, "o menino vai regenerar o nome".
> Luiz Antonio de Assis Brasil, em seu livro Um castelo no pampa: Os Senhores do Século (Mercado Aberto).
TECNOLOGIA | IA é questionável
O meu receio [em relação à Inteligência Artificial], assim como dos educadores em geral, é da criação de uma geração de alunos sem capacidade de síntese e sem senso crítico. (...) A capacidade de pesquisa e síntese da IA é inegável e traz não apenas os dados condensados na rede, mas os interpreta e cria respostas lógicas. Resta saber de que modo essa capacidade pode fazer com que os alunos aprendam, ou se pode prejudicá-los por não precisarem mais desenvolver as habilidades que a IA agora oferece.
> Enzo Kalinke, especialista em Educação internacional, em seu artigo Novas tecnologias em sala de aula, publicado na revista Humanitas/163.
A propósito | Vamos parar de lhe chamar de Inteligência Artificial e chamá-lo pelo que é: "software de plágio". (Noam Chomski)
ARQUEOLOGIA | Hieróglifos egípcios
encontrados na Austrália
Hieróglifos egípcios de 5.000 anos foram encontrados na Austrália. Mais uma daquelas descobertas recentes que desafiam a narrativa tradicional da História, como foi dito em matéria na qual me baseei para escrever esta nota (vide fonte). Há evidências de que os antigos egípcios tenham viajado pelos sete mares, o que torna plausível a ideia de que tenham estado inclusive na Oceania. Em 1992, por exemplo, um cientista alemão fazia testes em múmias egípcias quando descobriu restos de haxixe, tabaco e cocaína no cabelo de uma múmia egípcia. Ora, tabaco e cocaína são produtos originários do continente americano!
Fonte | https://www.ufologia-mundial.com.br/
LÍNGUA | Etimológicas
Político - Do grego politikos, cívico. Originou-se da palavra polites = cidadão, que por usa vez veio de polis = cidade. Os politikos dedicavam-se ao governo da cidade, do Estado. Por influência do latim, as línguas ocidentais assimilaram o termo.
Texto - Do latim texere = construir, tecer. Seu particípio passado textus também era usado como substantivo. Mais adiante ganhou o sentido de "estrutura". No séc. 14 ganhou a designação de "tecelagem ou estruturação de palavras", "composição literária".
Fonte | https://www.dicionarioetimologico.com.br/
Conteúdo muito bom
ResponderExcluir