12 novembro 2023

"CURA GAY" é tortura | Afinal, o que é genocídio? | Leitura: mediação entre o leitor e o mundo. E mais.

 


O patriarcado é a expressão 
de uma masculinidade não amadurecida. 

André Rodrigues Lopes
______________________



Café & Ideias |

Imaginem o Brasil, um país laico, tendo um Ministério de Questões Religiosas, com um departamento de banhos rituais. Adivinhe onde isso existe!... *** Israel se encaminha para uma estrondosa derrota internacional em termos políticos. Isso, sem falar no aumento do antisemitismo. Segundo consta, ele aumentou 1.000% no Brasil nos últimos tempos. *** Em minha visão de mundo, esta civilização velha e esclerosada já deu o que tinha que dar. Enquanto isso, a nova germina. Por falar nisso, dizem que os europeus levaram a "civilização" para a América. Aquela que provocou o maior genocídio da História. Aliás, me faz lembrar um dado do passado mais remoto, que a gente aprende na escola: os romanos "conquistaram" e os bárbaros "invadiram". Sutilidades ideológicas. *** O europeu embranqueceu a pele de Jesus, muitas vezes representado como um loiro de olhos azuis... *** O Anticristo é uma figura simbólica do quanto o homem pode ser cruel. *** O povo palestino tem direito à vida como qualquer outro.

OBSCURANTISMO | "Cura gay" é tortura

"Vocês sabiam que me converti em Rio Verde - Goiás? Pois é, no retiro Maanaim. Foi assim que decidi renunciar aos desejos da carne e seguir a Cristo, escreveu a influenciadora bolsonarista Karol Eller no Instagram, dias antes de ter cometido suicídio. Mais uma vítima do popularmente conhecido como "cura gay". A pedido dos deputados federais Erika Hilton (PSOL-SP), Pastor Henrique Viera (PSOL-RJ) e Luciene Cavalcanti (PSOL), Ministério Público Federal está investigando o caso contra a igreja, no caso a Assembleia de Deus, acusada de homotransfobia, tortura e incitação ao suicídio.

Vale lembrar que a prática de "terapias de conversão", vedada pelo Conselho Federal de Psicologia, existe em larga escala no país. De acordo com a psicóloga Delcira Ferrão, tal ação ação criminosa provoca na vítima 
"a perda de vínculos, ideações e tentativas de autoextermínio, autoextermínio consumado, automutilações, raiva, medo, negação e evitação do desejo sexual, uso abusivo de álcool, outras drogas e medicações"

Em outubro, a deputada Erika Hilton protocolou na Câmara um projeto que equipara a igualmente chamada "terapia de conversão sexual" à tortura, crime inafiançável com penas de até oito anos de reclusão. 

Fonte | Com 26 formatos no Brasil, "cura gay" é tortura, alertam especialistas, matéria assinada por Diadorim e publicada no saite da revista CartaCapital (sem data).



EDUCAÇÃO
| Leitura: mediação
entre o leitor e o mundo

"Embora haja um certo medo de que as pessoas tenham deixado de ler e a leitura acabe se tornando uma coisa meio estranha na vida das pessoas, ela continua forte de várias maneiras. E a literatura infantil é o fundamento para que as pessoas se entendam no mundo, interajam com o mundo. A leitura faz essa mediação entre o leitor e mundo. O jovem leitor, que está começando a ler os primeiros livros, sente o impacto desse fenômeno que é a leitura, que de todas as coisas que a humanidade inventou é a que mais perdura e mais interage com o ser humano."

> Tabajara Ruas, escritor gaúcho, patrono da 69ª Feira do Livro de Porto Alegre (2023), citado por Luís Gomes em sua matéria Tabajara Ruas chega à 69ª Feira do Livro como patrono "na hora certa" e com livro novo, publicada no saite Sul21 em 29/out/23.




LÉXICO | Afinal, o que é genocídio?

O termo "genocídio" foi cunhado por Rafael Lemkim após o Holocausto, onde os nazistas perpetraram o extermínio em massa dos judeus. O genocídio implica a tentativa deliberada de eliminar um grupo, seja por meios de assassinatos em massa, deslocamento forçado, tortura ou outras formas de violência extrema. Os perpetradores do genocídio n não buscam apenas a derrota militar, mas a aniquilação total de um povo e sua identidade.

> Alexandre Cruz, jornalista, em seu artigo Conflito na Faixa de Gaza: análise de guerra ou genocídio?, publicado no saite www.red.org.br em 09/nov/23.



LÍNGUA | Alguns topônimos
de origem indígena

Anhangabaú = rio das maldades do diabo
Butantã = terra muito dura
Goiás = gente da mesma tribo
Capixaba = roça
Cuiabá = homem da farinha
Guanabara = baía do tamanho do mar
Niterói = mar escondido
Pernambuco = furo no mar

Fonte | Pílulas de sabedoria instantânea da Professora Etelvina, organizado por Mas Gehringer (Globo de Bolso)

A propósito | É bastante controversa a origem do termo guaíba, que dá nome ao lago que banha Porto Alegre e uma cidade na outra margem. Segundo Teodoro Sampaio, ele é de origem tupi e significa "rio de todas as águas". Vale lembrar que para o Guaíba convergem quatro diferentes rios: Gravataí, Sinos, Caí e Jacuí.


Mais |

IA é questionável | Hieróglifos egípcios na Austrália | 
Que nome dar ao menino? E mais.




Um comentário: