Porto Alegre, 25 de julho de 2025
Estávamos numa viagem de avião e começou uma turbulência. Algumas pessoas começaram a gritar e a rezar. De repente tudo acalmou. Nessa hora, o Felipe começou a bater palma e a gritar:
- De novo, de novo! (Felipe, 3 anos. Fonte: Frases de Crianças, Facebook)
____________
recordações | Uma folha
e um calhau de Roma
Rodrigo Casarin, jornalista especializado em literatura, em seu livro A Biblioteca no Fim do Túnel: um leitor em seu tempo conta que certa vez visitou o escritor Ignácio de Loyola Brandão em seu apartamento. Este contou-lhe que por ocasião de sua viagem a Roma, em 1963, aos 27 anos, estava caminhando pelas ruas e de repente uma folha desprendeu-se de uma árvore atingindo o chão. Ele a pegou e a guardou dentro de um livro.
Quanto a mim, ao longo da vida por duas vezes fiz algo do tipo. Em 1988, em Varadero, Cuba, na praia peguei uma concha que tenho até hoje como recordação. Certa vez de Roma trouxe comigo um pequeno calhau (uma "pedrinha branca", arredondada, digamos assim) que se encontrava na calçada. Por falar nisso, diga-se de passagem, Roma, aonde tive a oportunidade de ir três vezes na vida, só não fui mais vezes por razões financeiras.
__________
É terrível que pessoas tão ignorantes tenham tanta influência. > George Orwell
_______
literárias | Pelas coxilhas* do pampa
Estou numa temporada de reler livros de ficção da minha pequena biblioteca. De momento, me distraio com Andarilhos, do escritor gaúcho R. Tavares. Sobre a obra, o depoimento da escritora Leticia Wierzchowisk, autora de A Casa das Mulheres:
"O livro de Rodrigo evoca um Rio Grande escondido, embrenhado no pampa, um Rio Grande de lendas, amores e segredos, de homens sem pouso e mulheres sem voz, mas cheias de coragem. É quase um "road movie" literário: a história sem pouso de um homem sem paz."
Um fragmento:
"- Buenas, turco!
- Turco é o senhor seu pai e a senhora sua mãe, andarilho desaforado! - respondeu Farid. Já expliquei miles de vezes que não sou turco coisa nenhuma! Sou árabe! Á-RA-BE. Só tem bicho burro que nem tu por estas bandas? O mascote Farid deixou-se cair na risada. Sempre entrava nas provocações do outro. Pedro ria sobre seus arreios."
> R. Tavares em seu romance Andarilhos, Ed. Zouk (2021)
* Coxilha - Do espanhol platense cuchilla. "Campina com pequenas e contínuas elevações, arredondas típica da planície sul-riograndense, em geral coberta de pastagem (...). Fonte: Novo Aurélio Sec. XXI, o dicionário da língua portuguesa (Nova Fronteira, 1999).
"Peço aos judeus, como eu, que reflitam sobre o que Netanyahu e seu governo de extrema-direita estão fazendo. Que o povo judeu permita o que está acontecendo com crianças e civis de todas as idades em Gaza é inadmissível e impensável. Vocês acham que isso é aceitável? Como puderam fazer isso com vocês e seus antepassados, e agora fazem isso com outros?" > Mandy Patinkin, ator
saberes | O livro é outra coisa
"Dos diversos instrumentos do homem, o mais impressionante é, sem dúvida, o livro. Os outros são extensões do seu corpo. O microscópio e o telescópio são extensões de sua vista; o telefone é a extensão da voz; ainda temos o arado e a espada, extensões do seu braço. Mas o livro é outra coisa: o livro é uma extensão da memória e da imaginação."
> Jorge Luis Borges, citado por Rodrigo Casarin em seu livro A Biblioteca no Fim do Túnel: um leitor em seu tempo (Arquipélago, 2023)
"Há muitos estudos que mostram que, quanto mais complexo é o texto, maior é a vantagem de ler em papel. Ainda não se inventou nada melhor. O livro em papel é como a invenção do garfo ou da roda."
> Michel Desmurget, neurocientista
______
As pessoas educam para a competição e esse é o princípio de qualquer guerra. Quando educarmos para cooperarmos e sermos solidários um com os outros, nesse dia estaremos a educar para a paz. > Maria Montessori
Cem Ideias , incrível cheio de reflexões.
ResponderExcluir