07 junho 2025

(07/06) Horrores no mato | O ataque a Marina Silva | "Mui leal e valorosa" | As Três Marias. E mais.



Não é sinal de saúde
estar bem adaptado
a uma sociedade doente.
> Juddu Krishnamurti
_______________
Porto Alegre, 07 de junho de 2025


HISTÓRIA | Horrores no mato

"Para invadir, construir picadas, estradas e ferrovias, ocupar e formar colônias, o mato foi 'limpo' por matadores de bugres", diz o lide da reportagem abaixo indicada. Os imigrantes chamavam de "bugres" os indígenas da região, os kaingangs e xoklengs. Para se apoderarem de suas terras, valiam-se de matadores contratados pelo Governo Imperial ou por companhias colonizadoras privadas. "Adentravam o mato para caçar e matar indígenas, utilizando armas de fogo, facões e machados." As chacinas eram falsamente justificadas como sendo reações a "roubos" de produtos agropecuários e ferramentas.

Fonte | Imigrações alemã e italiana no RS: celebrações sem "esquecimentos" dos horrores no mato, de autoria de Nandi Barrios e publicada no saite Sul21 em 22/5 último.
_______________
"É tanta fake news que o Dia da Mentira perdeu a graça. Ainda sonho com um feriado que obrigue Trump e Bolsonaro a passarem 24 horas falando apenas a verdade como naquele filme do Jim Carrey." Fonte |  Diário do Geraldo, de Renato Terra, em Piauí nº 224. O personagem Geraldo é inspirado no vice-presidente Geraldo Alckmin...
_______________



VARIEDADES | Umas & Outras

O chamado Cinturão de Órion é composto de três estrelas popularmente conhecidas como as Três Marias: Alnitak, Alnilam e Mintaka. A primeira é cerca de 800 vezes maior do que o Sol, a segunda, 2.000 vezes e a terceira, 90 vezes. São estrelas de cor azul. *** A Globo transformou Vale Tudo, um clássico da dramaturgia televisiva, num simples arremedo do original. Agnaldo Silva, um dos autores da novela comentou recentemente: "Isto não é Vale Tudo".*** A palavra herege vem do grego com o sentido de "aquele que é livre para escolher". Tá explicado muita coisa... *** Principal programa de pesquisas para criação de uma vacina contra o HIV foi encerrado por Trump.

Alectorofobia é o medo de galinhas e aves em geral. Do grego "aleator" (galinha) + "fobia" (medo). Nem imagens, vídeos ou o canto do galo são suportáveis. *** Uma hipotética viagem de um avião a jato à Lua, a uma velocidade de 1.200 km/h, levaria cerca de 165 dias para finalizar. *** 72% dos congressistas são empresários ou fazendeiros. Pobre de nós! *** "Cientistas da Universidade de Manchester desenvolveram uma membrana revolucionária capaz de transformar água do mar em água potável instantaneamente, uma possível solução para a crise global de escassez de água. (Portal do Mundo) *** Lula foi o 20º chefe de Estado homenageado pela Academia Francesa em quase 400 anos.
_______________



LITERATURA | "Mui leal e valorosa
cidade de Porto Alegre"

"Porto Alegre pode ser uma cidade traiçoeira para quem não a conhece, em especial nestes tempos imediatamente anteriores à República. (...) Um meio bastante monárquico: Leal e Valorosa*, eis o título desta cidade, ganho por sua fidelidade ao imperador-menino na ocasião da Guerra dos Farrapos. Pelas ruas encardidas, vagam estancieiros, comerciantes, industriais de ascendência germânica - muitos deles consideram a República como uma curiosidade de diletantes (...)."
___
* Até hoje a cidade ostenta em seu brasão o honroso título
de "Mui Leal e Valorosa Cidade de Porto Alegre"...

> Luiz Antonio de Assis Brasil, em seu romance Um Castelo no Pampa/ vol. 1: Perversas Famílias (L&PM, 2010)

_______________

POLÍTICA | O ataque a Marina Silva

Marina foi atacada por ser mulher e ministra de área sensível à extrema direita, que deseja abrir todas as porteiras e fazer passar a boiada no Cerrado, na Amazônia, no Rio Grande do Sul e onde houver verde a ser destruído. Sim, foi um ataque político. Mas antes foi um ataque machista. Se o ministro ali presente fosse um homem, o senador Marcos Rogério, do PL de Roraima, não teria dito para o macho ao seu lado "se ponha no seu lugar". Disse porque era uma mulher.

> Moisés Mendes, em seu artigo Vamos repetir: Marina foi abandonada, publicado no Blog do José Mendes em 29/mai/25.

_______________



De "pipoca" a "pindaíba",
o brasileiro fala tupi todo dia |



2 comentários:

  1. Parabéns, Cem Ideias sempre questionador nos deixa a todos os sábados a refletir sobre ações que se dizem civilizatórias.

    ResponderExcluir