10 maio 2025

(10/05) No tempo das novelas de rádio | Pelo fim da escala 6x1 | Crianças baleadas friamente | Mais do porto-alegrês

 



Sou ateu com uma atitude religiosa 
e vivo muito em paz." > José Saramago 
_______________

Porto Alegre, 10 de maio de 2025



No tempo das novelas 
de rádio |

Em 13 de julho de 1941, às 10h30, teve início à primeira radionovela no Brasil, na Rádio Nacional do Rio de Janeiro: Em Busca da Felicidade, de origem mexicana, com quase três anos de duração. Seguiram-se no país inúmeras novelas de origem cubana, dentre elas O Direito de Nascer (1951), de origem cubana. Foi o mais estrondoso sucesso do gênero no Brasil, igualmente transmitido pela emissora carioca e que durou módicos três anos... 

Na década de 60, a mesma radionovela estreava na rádio Farroupilha, de Porto Alegre. Acompanhei muitas delas em minha infância e pré-adolescência, juntamente com familiares, entre elas Aqueles Olhos Negros Magnólia, de cujos títulos nunca me esqueci. 

Sublime Redenção acabou virando Redenção, telenovela da TV Excelsior entre maio de 1966 e maio de 1968. No elenco, nada mais, nada menos do que Francisco Cuoco (sua estreia na TV), Fernanda Montenegro, Rodolfo Mayer, Procópio Ferreira, Márcia Real, Maria Aparecida Baxter e outros. Durou "apenas" 596 capítulos. Dona Marocas, a fofoqueira-mor da cidadezinha, acabou morrendo ao cair nos trilhos de trem. Os telespectadores protestaram contra sua morte e ela foi ressuscitada através de um transplante de coração, a grande coqueluche da época. Já não se faz mais telenovelas como antigamente!

Fonte | A caixinha que transmitia emoções, matéria da Revista das Radionovelas, s/ indicação do autor.


Fim da escala 6X1
não prejudica a produtividade |

De acordo com Ricardo Antunes, pesquisador e professor titular do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas, reduzir a jornada de trabalho de 44 para 36 horas semanais, com o fim da escala 6 por 1, é perfeitamente viável. Seria possível reduzir a quantidade de horas trabalhadas com a mesma produtividade e ainda gerar novos postos de trabalho. "Se formos olhar, desde a Revolução Industrial até a Revolução Digital, a produtividade tem aumentado enormemente. Hoje temos milhões trabalhando 12, 14, 16, ou mais horas por dia. Ao mesmo tempo, temos milhões sem nenhum trabalho para permitir a sua sobrevivência. (...) É uma jornada extenuante, pautada por um forte nível de exploração", observa ele.

Fonte | Fim da escala 6x1 gera empregos sem prejudicar a produtividade, entrevista para Elstor Hansen publicada ao saite ExtraClasse em 12/mar/25.




Cabeças Pensantes |

"Se não for forçado a parar, o genocídio israelense contra os palestinos não se limitará a Gaza. Anotem o que digo." > Francesca Albanese
_______________

"Crianças [de Gaza] foram baleadas em outros conflitos sobre os quais já relatei. Mas nunca antes soldados que atraíram crianças como ratos para uma armadilha e assassiná-las por prazer."
> Christopher Hedges
___________

"Que fique bem claro: a oposição ao bolsonarismo não se chama esquerda, chama-se sanidade, lucidez, evolução, discernimento, bom senso, humanidade." 

> Sociologia e Análise, página no Facebook



Porto-alegrês |

Chavear - Fechar com chave
De a pé - A pé
De mal - Estar de relações cortadas
Forno-Alegre - Porto Alegre no verão
Goleira - Gol, meta...
Patente - O vaso-sanitário
Refri - Refrigerante

Fonte | Dicionário de Porto-Alegrês, de Luís Augusto Fischer (L&PM)



30 curiosidades sobre
o Rio Grande do Sul |


https://www.youtube.com/watch?v=iGFTr1FFRZ0&t=10s



Postagem anterior |

(03/05) Janete Clair criou um estilo novelístico | Agressões a jovens LGBTI+ | Português brasileiro influi em Portugal. E mais.



2 comentários:

  1. Estas kurioze, ke noveloj furoras en Brazilo, sed oni ne muntas teatrajhojn por televido, ekzemple de klasikaj kaj modernaj dramoj. Iam TV Tupi, en Rio, faris tion, kun partopreno de altnivelaj geaktoroj. (PSViana)

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de tivéssemos sido colonizado pelos holandeses ou franceses

    ResponderExcluir