31 maio 2025

(31/05) | Conflito de extermínio | As 10 cidades + belas do país | Elites & extrema-direita | Bodes expiatórios | Origem das palavras





O objetivo de uma economia não é apenas gerar empregos para que os indivíduos possam sobreviver. É elevar o padrão de vida de todos 
e garantir que a prosperidade seja compartilhada." > William Lazonick

_______________
Porto Alegre, 31 de maio de 2025 



Elites & extrema-direita |

"No caso brasileiro, um país que se estruturou a partir de séculos de escravidão, fica fácil de identificar como se comportam as elites locais diante do fortalecimento da extrema-direita, apoiando líderes autoritários que prometem "mudar tudo o que está aí" para, na verdade, manter privilégios históricos e impedir qualquer chance de ascensão social dos "de baixo". O ódio à esquerda é a expressão pública dessa rejeição visceral a qualquer projeto que simbolize uma ruptura com a hierarquia racial e econômica que sempre definiu o Brasil."

Fonte | Por outro dia da vitória, artigo de Tarcísio Motta publicado em CartaCapital de 14/mai/25.

_______________

Literárias |


"- Que é que está escrito ali pai?
- Nada. Vamos andando, que já estamos atrasados...
O pequeno, entretanto, para mostrar aos circunstantes que já sabia ler, olhou para a palavra de piche e começou a soletrá-la alta: "Li-ber..."
- Cala a boca, bobalhão - exclamou o pai, quase em pânico."

> Erico Veríssimo, em Incidente em Antares (1971)
_______________


Conflito de extermínio |

"O que estamos fazendo em Gaza é uma guerra de extermínio: assassinato indiscriminado, desenfreado, brutal e criminoso de civis. Um política ditada de forma consciente, intencional, cruel e maliciosa pelo governo. Esta é uma guerra sem propósito, sem chance de alcançar algo que possa salvar a vida dos prisioneiros. Milhares de palestinos inocentes estão sendo mortos, juntamente com um grande número de soldados israelenses."

> Ehud Olmert, ex-primeiro ministro de Israel

_______________

82% dos israelitas apoiam a limpeza étnica de Gaza. 65% apoiam o Amalek, ou seja, matar cada homem, cada mulher e cada criança. 

(Haaretz Pol)

_______________

Parte da tragédia para os palestinos é que eles não têm apoio internacional por um bom motivo: eles não têm nem riqueza nem poder, portanto, não têm direitos. É assim que o mundo funciona. (Noam Chomski)

_______________


Origem das palavras |

Do latim frater germanus ("irmão legítimo"), originaram-se respectivamente o adjetivo fraterno e irmão: germanus> germano> ermão> irmão. Na última flor do Lácio, "germano" significa "irmão de pai e mãe". Cp. com o espanhol hermano. Em esperanto, "irmão" é frato.

Etimologicamente colega é "alguém que lê (legere) com você". Companheiro é "alguém que divide o pão" e cônjuge significa "alguém que está sob o mesmo jugo", algo muito romântico...

Orelha não vem de auris, mas de seu diminutivo: auricula (orelhinha). Ovelha vem de ovicula (ovelhinha) e não de ovis (ovelha). Cp. com ovino, ovicultura. Abelha por sua vez vem de apicula (abelhinha) e não de apis, que originou apicultura.

Fonte | Na ponta da língua: o nosso português da cabeça aos pés, de Caetano W. Galindo (Companhia das Letras).
_______________

Bodes expiatórios |

"Nos EUA, a crise de 2008, seguida por políticas de ajuste fiscal que privilegiaram bancos em detrimentos de cidadãos, aprofundou desigualdades e alimentou uma 'economia do ressentimento', numa lógica em que a raiva das vítimas do sistema foi cuidadosamente desviada para bodes expiatórios como imigrantes, minorias e
inimigos internos."

> Tarcísio Motta, deputado federal pelo PSOL-RJ, em artigo publicado em CartaCapital de 14/mai/25.
_______________


As 10 cidades 
                               mais belas do Brasil |

https://www.youtube.com/watch?v=EBeePAvMAzA




24 maio 2025

(24/05) Peabiru: os incas visitavam o sudeste brasileiro | Vítima do obscurantismo | Vídeo: 5 erros no remake de Vale Tudo. E mais.




Triunfar na vida não é ganhar.
Triunfar na vida é se levantar
e começar de novo 
cada vez que se cai.
> Pepe Mujica
__________
Porto Alegre, 24 de maio de 2025





Peabiru, o caminho dos incas
até o sudeste brasileiro |

O Caminho de Peabiru, nos tempos pré-colombianos ligava a cidade de Cusco, então capital do Império Inca, até a região da cidade de São Vicente, no litoral paulista, e contava com algumas ramificações. Dentre as principais hipóteses por parte de historiadores e arqueólogos, por exemplo, suas principais funções seriam as seguintes:

- Ser uma rota comercial de sal, metais e pedras preciosas, além de outros produtos.
- Ser uma rota migratória que facilitava os deslocamentos.
- Ser uma rota ritual com vistas a peregrinações e rituais.
- Ser um instrumento de ligação até mesmo entre incas com tupis e guaranis no Brasil, favorecendo o compartilhamento de conhecimentos. 

De acordo com pesquisas recentes, foram identificados cerca de trinta quilômetros da trilha na zona rural do município de Campina da Lagoa, no Paraná, bem como alguns trechos na região de Cotia e Sorocaba, em São Paulo, ao longo da rodovia Raposo Tavares.

Fonte | Wikipédia/Caminho do Peabiru
_______________

É a suprema desmoralização: o churrasco na minha casa é feito por minha mulher, que ainda por cima é carioca. > Luis Fernando Verissimo
__________

Professor é vítima 
do obscurantismo |

"O professor César Augusto Mendes Cruz, doutor em História, pediu demissão da Escola Municipal Major Olímpio, em Ilhabela (SP), após sofrer ataques públicos e pressão institucional por conta de uma aula que abordava o conceito de tempo em diferentes culturas. A atividade, voltada a alunos do sexto ano, utilizava referências da mitologia africana e grega, obras de arte clássicas e a canção “Oração ao Tempo”, de Caetano Veloso. (....) O professor passou a ser alvo de grupos religiosos, teve suas redes sociais vasculhadas e seu nome circulou em grupos de WhatsApp de pastores." (Mídia Ninja) _______________


Umas & Outras | 

Pelo visto, Gaza virou um campo de concentração. A História é muito irônica às vezes... *** Do Facebook: repórter da Itália perguntou ao Cristiano Ronaldo por que ele não tem tatuagem pelo corpo, igual o Neymar, que tem 40. CR7, com a maior calma do mundo, respondeu: "Você já viu uma Ferrari com adesivos?" *** "O Sol, quando visto a olho nu no espaço, é na verdade branco. A cor amarela que percebemos aqui na superfície da Terra é causada pela atmosfera terrestre. *** Palavrões como "anistia" deveriam ser proibidos na Internet.

"[No Brasil] segundo estudo coordenado pela Ação Educativa, 29% dos cidadãos entre 15 e 64 anos têm conhecimentos rudimentares: leem palavras isoladas, frases curtas ou somente identificam números familiares, contatos telefônicos, endereços e preços, entre outras habilidades simplórias." (CartaCapital) *** Engenheiros japoneses estão desenvolvendo casas que utilizam a tecnologia de levitação magnética para flutuar durante terremotos. (Revolução Mecatrônica) *** Em São Paulo, a Justiça determinou a mudança de nome de 11 locais públicos que homenageiam figuras ligadas à Ditadura Militar, entre eles a Av. Presidente Castelo Branco. Em Porto Alegre, tempos atrás uma avenida com este nome foi alterado, mas posteriormente voltou a ser usado em razão do obscurantismo reinante.
_______________

Porto-Alegrês |

Capaz - Bem capaz!, Mas capaz! Resposta negativa sintética.
Lagartear - Curtir um solzinho, principalmente nas meias-estações e inverno.
Nome-feio - Palavrão.
Profe - Nome afetivo para professor(a).
Sestear - Curtir uma soneca depois do almoço.
Tranqueira - Engarrafamento de trânsito.
_______________




Os cincos erros 
do remake de Vale Tudo |



17 maio 2025

(17/05) Portugueses reagem à "Guiana Brasileira"... | Fome como tática de guerra | Crise climática & indiferença | Moinhos fizeram história

 



La política no es un pasatiempo,
no es una profesión para vivir de ella,
es una pasión con el sueño de tentar
construir un futuro social mejor; 
a los che les gusta la plata,
bien lejos de la política.

> Pepe Mujica (1935-2025)
_______________________



"Guiana Brasileira" |

Em novembro de 2024, o Barcelona contratou para seu time de futebol feminino a jogadora portuguesa Kika Nazareth. Nas redes sociais, sua contratação foi divulgada valendo-se da expressão bem brasileira "fala, galera", o que não foi do agrado de muitos portugueses por não se tratar de uma expressão portuguesa... Com o conhecimento do fato, os brasileiros reagiram criando na internet a expressão "Guiana Brasileira" para referir-se a Portugal. Uma influenciadora portuguesa acabou publicando no TikTok inúmeros vídeos de protesto contra expressões como "devolver o ouro roubado" e "colônia brasileira". Outros portugueses também usaram as redes sociais para em favor dela. Os brasileiros reagiram com mais memes, como "Pernambuco em Pé" e "Faixa de Gajos", para mim o mais criativo... Mas há quem por lá reagiu numa boa, entendendo que tudo não passa de memes da internet, como se pode ver no vídeo do YouTube abaixo indicado ao final da postagem.



___________
O exército de Israel conseguiu a barbárie de matar quase 200 palestinos em 3 dias, em grande parte mulheres e crianças. Destruíram até o hospital europeu e escolheram o momento de distribuição de farinha para atacar. O mundo não vai reagir? Pedro Ruas, vereador porto-alegrense 
pelo PSL (16/mai/25)
_______________


RS: indiferença quanto à crise climática |

Depois de um ano da terríveis enchentes que se abateram sobre o Rio Grande do Sul, o poder público continua praticamente indiferente à crise climática. "Embora toda essa realidade, não há investimentos governamentais, tão pouco políticas públicas efetivas e eficazes - locais, regionais, nacionais, internacionais - que busquem frear a crise climática. Ao contrário, investem-se todos os esforços para promover monoculturas a base de agrotóxicos, desmatamentos, criação excessiva de gado, mineração, exploração de petróleo e das águas", alertam Ivan Cesar Cima e Roberto Liebgott, membros do Conselho Indigenista Missionário - regional Sul. Vale lembrar que os grandões receberam toda ajuda possível e os pequenos, contemplados com mil obstáculos para receberem a ajuda financeira prometida. A propósito: vem aí a COP 30 com belos discursos...

Fonte | Memória do caos: o Rio Grande do Sul depois da maior catástrofe ambiental, artigo dos acima citados publicado no saite Sul21 em 6/mai/25.



Umas & Outras |

Na Era Trump, Pentágono "ordena a retirada de centenas de livros das academias sobre igualdade, gênero ou racismo." Nem o Inominável chegou a tanto! *** Leão 14 além do inglês fala latim, italiano, espanhol e francês. Só... *** Um grande genocídio no séc. 20, outro no séc. 21, de uma maneira muito irônica... *** Inglês é fácil: "free you" = "frio, pay she" = peixe, "see you me" = ciúme, "car need boy" = carne de boi. (Eu gosto e tu, página do Facebook) *** O cometa Halley é visível a cada 76 anos. Sua próxima visita será em 28 de julho de 2061. *** Amichai Elyahu, ministro israelense, justifica o bombardeamento dos armazéns de alimentos de Gaza sob o argumento de que a população "deve passar fome", como tática de guerra. Hitler aprovaria. *** Canal Viva vai deixar de existir. Em seu lugar será lançado o canal Globo Play Novelas, com produções antigas da Globo, novelas coreanas e até mesmo mexicanas... Entrará no ar a partir de junho. *** China usa tecnologia para provocar chuvas artificiais em áreas de seca extrema no país. *** Do Facebook: "Agora sim minha mãe tem tudo na vida. Fiz uma tatuagem e ela disse: "Era só o que me faltava!" *** "Não comerciamos com um estado genocida", afirmou Pedro Sánchez, presidente do governo espanhol.



Moinhos fizeram história 
em Porto Alegre |

"Na beira do caminho que ligava o primitivo núcleo da Capela Grande (Viamão) à nova Freguesia de São Francisco do Porto de Casais*, os açorianos instalaram uma máquina para moer trigo - a azenha -, que deu nome à estrada e finalmente ao bairro. Do outro lado da colina, quase no seu topo, quatro outros moinhos enfeitavam a paisagem - os moinhos de vento -, que também deram nome a uma estrada e depois a um bairro."

Fonte | História de Porto Alegre, de Francisco Riopardense de Macedo




Jovem portuguesa reage numa boa 
ao meme da "Guiana Brasileira"... |



Postagem anterior |

(10/05) No tempo das novelas de rádio | Pelo fim da escala 6x1 | Crianças baleadas friamente | Mais do porto-alegrês






10 maio 2025

(10/05) No tempo das novelas de rádio | Pelo fim da escala 6x1 | Crianças baleadas friamente | Mais do porto-alegrês

 



Sou ateu com uma atitude religiosa 
e vivo muito em paz." > José Saramago 
_______________

Porto Alegre, 10 de maio de 2025



No tempo das novelas 
de rádio |

Em 13 de julho de 1941, às 10h30, teve início à primeira radionovela no Brasil, na Rádio Nacional do Rio de Janeiro: Em Busca da Felicidade, de origem mexicana, com quase três anos de duração. Seguiram-se no país inúmeras novelas de origem cubana, dentre elas O Direito de Nascer (1951), de origem cubana. Foi o mais estrondoso sucesso do gênero no Brasil, igualmente transmitido pela emissora carioca e que durou módicos três anos... 

Na década de 60, a mesma radionovela estreava na rádio Farroupilha, de Porto Alegre. Acompanhei muitas delas em minha infância e pré-adolescência, juntamente com familiares, entre elas Aqueles Olhos Negros Magnólia, de cujos títulos nunca me esqueci. 

Sublime Redenção acabou virando Redenção, telenovela da TV Excelsior entre maio de 1966 e maio de 1968. No elenco, nada mais, nada menos do que Francisco Cuoco (sua estreia na TV), Fernanda Montenegro, Rodolfo Mayer, Procópio Ferreira, Márcia Real, Maria Aparecida Baxter e outros. Durou "apenas" 596 capítulos. Dona Marocas, a fofoqueira-mor da cidadezinha, acabou morrendo ao cair nos trilhos de trem. Os telespectadores protestaram contra sua morte e ela foi ressuscitada através de um transplante de coração, a grande coqueluche da época. Já não se faz mais telenovelas como antigamente!

Fonte | A caixinha que transmitia emoções, matéria da Revista das Radionovelas, s/ indicação do autor.


Fim da escala 6X1
não prejudica a produtividade |

De acordo com Ricardo Antunes, pesquisador e professor titular do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas, reduzir a jornada de trabalho de 44 para 36 horas semanais, com o fim da escala 6 por 1, é perfeitamente viável. Seria possível reduzir a quantidade de horas trabalhadas com a mesma produtividade e ainda gerar novos postos de trabalho. "Se formos olhar, desde a Revolução Industrial até a Revolução Digital, a produtividade tem aumentado enormemente. Hoje temos milhões trabalhando 12, 14, 16, ou mais horas por dia. Ao mesmo tempo, temos milhões sem nenhum trabalho para permitir a sua sobrevivência. (...) É uma jornada extenuante, pautada por um forte nível de exploração", observa ele.

Fonte | Fim da escala 6x1 gera empregos sem prejudicar a produtividade, entrevista para Elstor Hansen publicada ao saite ExtraClasse em 12/mar/25.




Cabeças Pensantes |

"Se não for forçado a parar, o genocídio israelense contra os palestinos não se limitará a Gaza. Anotem o que digo." > Francesca Albanese
_______________

"Crianças [de Gaza] foram baleadas em outros conflitos sobre os quais já relatei. Mas nunca antes soldados que atraíram crianças como ratos para uma armadilha e assassiná-las por prazer."
> Christopher Hedges
___________

"Que fique bem claro: a oposição ao bolsonarismo não se chama esquerda, chama-se sanidade, lucidez, evolução, discernimento, bom senso, humanidade." 

> Sociologia e Análise, página no Facebook



Porto-alegrês |

Chavear - Fechar com chave
De a pé - A pé
De mal - Estar de relações cortadas
Forno-Alegre - Porto Alegre no verão
Goleira - Gol, meta...
Patente - O vaso-sanitário
Refri - Refrigerante

Fonte | Dicionário de Porto-Alegrês, de Luís Augusto Fischer (L&PM)



30 curiosidades sobre
o Rio Grande do Sul |


https://www.youtube.com/watch?v=iGFTr1FFRZ0&t=10s



Postagem anterior |

(03/05) Janete Clair criou um estilo novelístico | Agressões a jovens LGBTI+ | Português brasileiro influi em Portugal. E mais.



03 maio 2025

(03/05) Janete Clair criou um estilo novelístico | Agressões a jovens LGBTI+ | Português brasileiro influi em Portugal. E mais.

 



Mãe, a sua grande missão é ir se tornando desnecessária para seus filhos. > Sigmund Freud

Porto Alegre, 03 de maio de 2025
__________


Janete Clair,
criadora de um estilo novelístico |

No último dia 25 de abril lembrou-se o centenário de nascimento de Janete Clair (1925-1983), a escritora que renovou a maneira de fazer telenovelas no Brasil, juntamente com Ivani Ribeiro, autora de Mulheres de Areia e A Viagem. "Antes de Janete, as novelas se passavam em lugares exóticos e tinham diálogos pomposos e interpretações empostadas." Véu de Noiva (1969) foi um marco nesse sentido de renovação. Criar um "gancho" de suspense no final de cada capítulo, por exemplo, foi uma criação de Janete, que estreou na TV Tupi em 1964 com O acusador. Ao todo foram 20 folhetins escritos para a telinha. Vale lembrar que durante a "Redentora" nem seu trabalho na TV deixou de ser vítima da censura, em função da postura feminista de suas personagens mulheres.

"A combinação de fantasia e realismo social era a característica principal de suas tramas, sempre muito bem armadas e marcadas pela emoção e romantismo". Em 1967 foi contratada pela Globo para salvar a novela Anastácia, a Mulher sem Destino, com uma trama muito confusa por contar com um número excessivos de personagens. Janete deu um jeito: inventou um terremoto no qual apenas quatro personagens se salvaram. Ao longo do tempo, foi autora de vários sucessos televisivos como Véu de Noiva (1969-70), Irmãos Coragem (1970-71), Selva de Pedra (1972)*, Pecado Capital (1975-76), O Astro (1977) e Pai Herói (1979).

Fonte | A bem-amada, matéria de Alysson Oliveira publicada em CartaCapital de 30/abr/25.

* Selva de Pedra teve uma nova versão em 1986 escrita por Regina Braga e Elóy Araújo.

 

Agressões a jovens LGBTI+ |

De acordo com a Pesquisa Nacional sobre o Bullying no Ambiente Educacional Brasileiro*, nove em cada dez estudantes adolescentes e jovens LGBTI sofreram algum tipo de agressão verbal no ano passado. Segundo Toni Reis, presidente da Aliança Nacional LGBTI+,
"o bullying no nosso país é estrutural e a gente vai ter que se estruturar quando se trata dos outros. Nós precisamos trabalhar isso com uma política pública estrutural, não algo de doutrinação, mas algo de convivência harmoniosa e democrática. Nós estamos dando evidências para serem trabalhados nas escolas."

Além da violência verbal, 34% dos entrevistados foram vítimas de violência física. 

Fonte | Nove em cada dez estudantes LGBTI+ sofreram agressão verbal na escola em 2024, matéria publicada no saite de CartaCapital em 17/abr/25.

* Questionário de pesquisa (2024) respondido por 1.349 estudantes da educação básica acima de 16 anos bem como aqueles da Educação de Jovens e Adultos.




Umas & Outras | 

Em 1271 o conclave para a eleição do papa Gregório X durou 2 anos e 9 meses. *** 100 reais em 1974 equivalem a 12,70 hoje. *** Dizem por aí que 11 milhões de brasileiros acreditam que a Terra seja plana. *** Um juiz furtou 600 mil reais e um carro de Eike Batista. Processado, foi condenado à aposentadoria integral. ***  Um promotor sacou uma arma e baleou um rapaz numa festa. Foi condenado a uma pena administrativa recebendo salário integral.

Desembargador no Espírito Santo recebeu mais de RS 160.000 indevidos no salário. Punição? Aposentadoria integral. *** A Lua se afasta da Terra 4 centímetros por ano. Bem que eu estava desconfiado! *** 17,7% da população mundial é constituída de católicos. A África é o continente com maior crescimento de fiéis. *** Os três homens mais ricos do Império ganham o correspondente ao que ganha a metade da população do país. *** Enchentes de 2024 no RS: 184 mortes, 806 feridos e 25 desaparecidos.




Influência do português brasileiro
sob o português lusitano |



Postagem anterior |

(26/04) Vídeo: 60 anos da Globo | Agonia do pampa brasileiro | Fim do neoliberalismo? | 50 bilhões em emendas. E mais.