15 março 2025

(15/03) Prisão perpétua | Chame o ladrão! | Vídeo: frases de Odete Roitman | O novo vale-tudo I Umas & Outras

 




Porto Alegre, 15 de março de 2015
_______________

Não há valores na política externa dos EUA. Apenas alavancagem. A Ucrânia nunca foi sobre democracia. Assim como o Iraque nunca foi sobre liberdade. Assim como a Líbia nunca foi sobre militarismo. Assim como o Vietnã nunca foi sobre parar o comunismo. Todos esses eram pretextos. Nada mais. > Sony Thang


Chame o ladrão! | "Nunca vivi em lugares pobres do Rio. Mesmo assim, tenho conhecimento dos reiterados excessos que as forças de segurança pública comentem por ali. Como repórter, já colhi diversos relatos sobre arrombamentos* injustificados de residências, notadamente pela Polícia Militar", conta o jornalista Armando Antenore em sua reportagem Chame o ladrão publicada na edição de fevereiro da revista Piauí. 

Em 2018, defensores públicos e representantes de 29 instituições coletaram depoimentos sobre arbitrariedades cometidas pelas forças de segurança em mais de 20 localidades pobres da região metropolitana. Os entrevistados revelaram que "os invasores saquearam os imóveis, danificaram eletrodomésticos ou mobílias, estragaram alimentos e praticaram agressões sexuais", relata o jornalista.

O sociólogo Daniel Hirata, coordenador do Geni - Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos, da Universidade Federal Fluminense, chegou à conclusão de que não existe o desejo de coibir tais práticas condenáveis. Contou à reportagem que existe "uma gíria comum na PM fluminense: "mineirar". (...) Os objetos roubados são encarados como butim. Viram espólios de guerra, uma compensação pelos riscos que os policiais correm". Sei... Mas enfim, a reportagem se estende por seis longas páginas, com vários depoimentos de pessoas de diferentes idades vítimas de abusos do tipo. Até quando?

* Por meio de um dispositivo chamado "chave mágica".

Prisão perpétua | Em seu livro Tornar-se Palestina (Ed. Relicário), a escritora chilena Lina Meruane narra o que viu em sua viagem à Palestina. Conta, entre outras coisas, que cinco crianças palestinas foram condenadas à prisão perpétua por parte de Israel. Sabem por quê? Porque jogaram pedras no carro de um colono israelense, um entre tantos outros que se valem de assentamentos ilegais.

FONTE | A Biblioteca no fim do túnel: um leitor em seu tempo, obra de Rodrigo Casarini (Ed. Arquipélago, 2023)




Umas & Outras | Termos como "opressão", "LGBT", "orientação sexual", "feminismo" e "desigualdade" são alguns dos quase 200 que não podem mais ser usados pelas agências federais nos EUA.

Em Maceió, AL, foi criado o Dia Municipal em Memória das Vítimas do Comunismo.

Chiquinho Brazão, responsável maior pelo assassinato de Marielle Franco, está preso há um ano. De qualquer forma, segue recebendo seus salários como deputado, legisla, conta com assessores e tudo mais, relembra a deputada federal Sâmia Bomfim por São Paulo. Ô beleza, "brasileiro é tão bonzinho!"

Cidades mineiras com nomes curiosos: Pintópolis, Tiras, Bandeira, Sem Peixe, Espera, Feira, Formiga, Moeda, Passatempo, Pimenta. Há outras...

O Brasil sempre foi um país dividido, como qualquer outro: de um lado as pessoas politizadas, de outro as despolitizadas. Só que agora ficou mais nítido e de consequências mais sérias.

A TV Globo foi ao ar em 26/abr/65, quando estreou sua primeira telenovela: Ilusões Perdidas, que durou 56 capítulos. No elenco, Emílio Queiroz, Norma Brum e Osmar Prado.




O novo vale-tudo | "A volta de Donald Trump ao poder está aí, para conseguir à vista de todos o novo vale-tudo. A saudação nazista de Elon Musk, no dia da posse do presidente americano, é a grande banana que a oligarquia digital do Vale do Silício dá à democracia no planeta. Está em andamento uma cruzada fascista pelo mundo, em nome de ideais libertários e a serviço da face mais destrutiva do capitalismo."
 
FONTE | "Yes, nós temos banana", artigo de Fernando de Barros e Silva publicado na revista Piauí de fev/25.






As frases de Odete Roitman
que entraram para a história


(5:14)


Postagem anterior |

(08/03) Origens do carnaval porto-alegrense | Crise climática x capitalismo | Oscar: sionismo sai perdendo | Palavras de origem árabe (2) | E mais.



4 comentários:

  1. Anônimo11:48

    Shajnas, ke la homa krueleco kaj egoismo estas senfinaj… (PSViana)

    ResponderExcluir
  2. Anônimo12:23

    Conteúdo muito bom

    ResponderExcluir
  3. Anônimo18:17

    Em todos os sábados Cem Ideias nos surpreende com temas muito críticos e de reflexão. Parabéns 👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir