26 dezembro 2025

(26/12) O drama de soldados israelenses | Não à custa da exploração | Os romanos e a hora da sesta | Palavras de origem árabe (3)

 


Porto Alegre, 26 de dezembro de 2025


                            Umas & Outras |

"Nossa orelha vem não diretamente de auris, mas de auricula, "orelhinha". Assim como nossa ovelha vem de ovicula, e não de ovis (fonte do nosso adjetivo ovino), e a nossa abelha vem de apicula, e não do mesmo apis, que gera apicultura." > Caetano W. Galindo, em Na Ponta da Língua: o nosso português da cabeça aos pés (Companhia das Letras).

"Brasil tem o maior crescimento do turismo internacional do mundo, aponta órgão da ONU." 
> Canal Gov/ Facebook

Mais de 64 mil crianças foram assassinadas ou feridas pela ocupação de Israel na Faixa de Gaza.

Em 1830 foi criado o alimento enlatado. 30 anos depois era inventado o abridor de latas. Antes dele, como se abria a lata? Na base da martelada.

Entre os romanos, a hora prima, primeira hora, começava às seis da manhã. A hora sexta marcava o meio-dia. Daí o termo sesta em português, nome que se dá para aquela cochilada depois do almoço...

"Não existe, na língua tupi, pronomes possessivos para palavras não possessivas. Não existe, por exemplo, "minha terra", "minha árvore". Porque, para os tupis, não há posse humana de algo que pertence à natureza." > Franthiesco Ballerini

O drama de soldados israelenses |

Em meio à tragédia palestina, aumenta o número de suicídios de soldados israelenses em função do conflito em Gaza. Recentemente foi o caso do oficial lituano-israelense Thomas Adzegaouskas, que antes de acabar com a própria vida postou uma mensagem no Facebook em que salientava que não aguentava mais a situação, dizendo-se em "ruínas e devastação" por ter feito "coisas imperdoáveis" durante a guerra.


Palavras de origem árabe (3) |

Azar - De az-zahar (sorte) 

Azeite - De az-zayt (óleo, óleo de oliva)

Azeitona  

Azenha - (moinho movido a roda d'água)*

Azul - De az-zaward 

Azulejo - De az-zuleij (pedra pintada)

Cenoura - De saffunnárya 

Fulano - De Flan

* Em Porto Alegre há um bairro central com este nome. Referência a um moinho que havia no local de propriedade de um imigrante açoriano cuja criação deu-se por volta de 1760.

Fonte | Lista de palavras portuguesas de origem árabe/ pt.wikipedia.org

Não à custa da exploração |


"É preciso ter consciência humana. A Uber, por exemplo, não possui um único carro, não abastece nenhum tanque, não assume custo ou risco. A empresa oferece apenas a intermediação tecnológica e fica com uma fatia relevante do trabalho e da viagem do motorista. Trata-se de um tema de direito e de dignidade. É claro que aplicativos de transporte ou delivery facilitam a vida das pessoas, mas essa conveniência não pode ocorrer à custa da exploração e do sofrimento de quem trabalha, sem qualquer garantia. É essa balança que queremos ajustar."

> Guilherme Boulos, coordenador da Secretaria-Geral da Presidência, citado por Fabíola Mendonça em sua reportagem Corrida Letal publicada em Carta Capital de 17/dez/25.




19 dezembro 2025

(19/12 ) A enchente de 1941 em Porto Alegre | Ser professor no Brasil | A visão capitalista | Pobre de direita

 


Porto Alegre, 19 de dezembro de 2025

                                         


A enchente de 1941 |

Entre abril e maio de 1941, Porto Alegre viveu sua grande enchente do século 20. Os bairros mais afetados foram o Centro Histórico, Navegantes, Passo d'Areia, Menino Deus e Azenha. Dos 272 mil habitantes à época, quase um quarto ficaram desabrigados. 600 empresas tiveram que interromper suas atividades. Os prejuízos causados à cidade foram calculados em 50 milhões de dólares. 

A então Ferrovia do Riacho, que ligava o centro da cidade à Zona Sul foi em grande parte destruída. Entre 25 e 26 pessoas morreram em função de um surto de leptospirose. Em consequência, o Muro da Mauá foi construído ao longo do Cais Mauá e o Arroio Dilúvio, em obras desde 1939, teve sua canalização concluída em regime de urgência.

Fonte https://pt.wikipedia.org/wiki/Enchentes_em_Porto_Alegre_em_1941


Ser professor no Brasil não é fácil |

"235.000 professores a menos até 2040. 1 em cada 3 professores atua fora de sua área de formação.
Causas do êxito: 79,4% já pensaram em desistir da profissão. 

Metade dos professores devem se aposentar em breve. Motivos para desistência da carreira: remuneração, contratos precários, indisciplina, violência, saúde mental." > Renato Casa Grande em sua conta no Facebook.
                                   

                                 
 Cabeças Pensantes |

"Pobre de direita é contra o Lula, mas embolsa a isenção do imposto de renda, financia imóvel no Minha Casa Minha Vida, usa vale-gás, pega remédio na Farmácia Popular, faz consulta com o Mais Médicos, fica feliz com o pé-de-meia do filho na escola. Tudo feito pelo governo Lula." 

> Pedro Ronki, geógrafo e comunicador social

"Em nenhum país do mundo, o Congresso sequestra metade do Orçamento, como acontece no Brasil. O governo é eleito para executar o orçamento. Deputados e senadores são eleitos para legislar e fiscalizar, não para tomar dinheiro público e manter currais e eleitorais." 

> Bohn Gass, deputado federal


"Seria um atitude ingênua esperar que as classes dominantes desenvolvessem uma forma de educação que proporcionassem às classes dominadas perceber as injustiças sociais de maneira crítica." > Paulo Freire


A visão capitalista |

"A visão capitalista da economia, da sociedade, da vida é quantificar tudo com fluxos monetários. Toda riqueza da vida, da natureza, da materialidade do mundo é convertida em fluxos de valor monetário. 

Mas a visão ecológica é muito distinta. A vida humana e do planeta é composta de fluxos de matéria, de energia e de trabalho, de esforços de seres vivos que integram os seres humanos na teia da vida no planeta." 

> José Corrêa Leite, ambientalista, em artigo publicado no saite www.revistaforum.com.br.


12 dezembro 2025

(12/12) Oito costumes alemães | Adoráveis tornozelos | Globo: finanças não vão bem | Palavras de origem árabe (2)

 




Porto Alegre, 12 de dezembro de 2025


                     Oito costumes alemães |

Vejamos alguns exemplos de costumes típicos 
dos alemães:

1. "Cultura do corpo livre". A nudez não é motivo de constrangimento em certas circunstâncias. Numa praia muitas vezes as pessoas tiram inteiramente suas roupas e vestem aquelas que são próprias para o banho sem nenhum constrangimento.
2. Nas redes sociais, procuram preservar suas individualidades. Costumam usar uma foto falsa para se identificarem, por exemplo.
3. Quando se faz alguma visita na casa de uma pessoa, tira-se os sapatos na entrada e se põe um par de pantuflas sempre disponíveis.

4. As rodovias dispõem de sem limite de velocidade em uma das pistas.
5. Os travesseiros são quadrados. É costume casais dormirem em camas separadas ou até mesmo em quartos separados quando um dos cônjuges tem que levantar-se mais cedo no dia seguinte. As cobertas na cama podem ser diferenciadas para cada um.
6. Assoa-se o nariz em público não necessariamente valendo-se de algum lenço. A questão é não ficar fungando.
7. Que tal uma cervejinha misturada com suco de limão ou coca-cola, por exemplo?
8. Caminhar na natureza.

Fonte | De 10 hábitos perfeitamente normais na Alemanha


Adoráveis tornozelos |

Nilo Ruschel, em seu livro Rua da Praia*, conta que em tempos d'antanho, a esquina entre a Marechal Floriano e Rua da Praia era conhecida como "a esquina do pecado". No local, costumeiramente havia um grupo de taradinhos sexuais à espera do bonde Duque. Enquanto isso "ficavam espiando as mulheres subindo os degraus do desconjuntado transporte. Havia um tipo que chegava a bater com os punhos na parede da farmácia, à aparição de um tornozelo sob os vestidos arrepanhados".

* Porto Alegre: Secretaria Municipal da Cultura: 
Editora da Cidade, 2009.





Globo: finanças não vão bem |


Globo cancelou sua Festa de Fim de Ano justamente no ano de seu centenário como instituição empresarial (a TV fez 60 anos). Motivo? As finanças não vão bem com a queda da audiência, própria da TV aberta como um todo atualmente. Os grandes "culpados" são o YouTube e a Netflix entre outras plataformas...


Palavras
de origem árabe (2) |

Algema - De aljami'a (pulseira)
Algodão - De al-kutun
Alicate - De al-likkát (tenaz)
Almanaque - De al-manakh

Almofada - De almukhadda, de khadd (face)
Almôndega - albundeka (avelã?)
Armazém - De al-Makhzan
Arroz - De ar-ruz

Fonte | Lista de palavras portuguesas de origem árabe/ pt.wikipedia.org


   

05 dezembro 2025

(05/12) O conceito de Terra-Pátria | Os porquinhos do avô de Saramago | Umas & Outras

 




Porto Alegre, 5 de dezembro de 2025


O conceito de Terra-Pátria |

"Diante dos problema vitais e mortais comuns, a comunidade de destino da espécie humana exige uma política da humanidade; essa política seria fundada no conceito de Terra-Pátria, que inclui a consciência do destinos comum, da origem terrena comum da humanidade. Longe de negar as pátrias singulares, a Terra-Pátria as integraria em uma grande pátria comum."

> Edgar Morin, em seu livro A via para o futuro da humanidade.
_______________

"Uma parte significativa da população do planeta logo entenderá, se é que isso já não aconteceu, que nossa espécie está diante de uma escolha radical: evoluir ou morrer. Uma porcentagem ainda relativamente pequena da humanidade - mas que cresce com rapidez - já está evidenciando o rompimento com os antigos padrões mentais egóicos e a emergência de uma nova dimensão de consciência." 

> Eckhart Tolle, em seu livro Um novo mundo: o depertar de uma nova consciência (Sextante, 2007).




            Os leitõezinhos do avô de Saramago |

O livro José Saramago: O Amor Possível (Planeta, 1998), de Juan Arias, registra depoimento do próprio escritor sobre as lembranças de seu avô materno, que criava porcas cujos filhotes eram vendidos e dessa maneira sustentava a sim mesmo e à sua esposa. Para que um ou outro leitãozinho não morresse de frio no inverno, o casal dividia sua cama com dois ou três animaizinhos durante a noite. Quando seu avô, já muito doente, foi levado para o hospital em Lisboa, despediu-se de algumas árvores frutíferas de sua propriedade, abraçando-as uma a uma enquanto chorava agradecido pelas frutas que elas produziam.

Fonte | As Palavras de Saramago: Organização e Seleção de Fernando Gómez Aguilera (Companhia das Letras - 2010)


Umas & Outras |

Vereadores de Santa Maria, RS, aprovaram uma moção de repúdio contra Abel Braga, treinador do Internacional. Por unanimidade.  
A rota de trem que liga Portugal a Cingapura é a mais longa do mundo, com um percurso de 18.750 km e atravessa 12 países como Alemanha, Rússia e China.

Alguém já disse: "A elite brasileira é tão pobre que ela só tem dinheiro." *** Dados recentes do IBGE: a média de vida do brasileiro está em 76,6 anos atualmente. > Agência Brasil

"Vários coronéis nordestinos barravam a criação de escolas no Sertão para manter o povo na ignorância. Já seus filhos estudavam na capital e até na Europa." > Ray Cadin/ PlocSocial/ Facebook)

"A Finlândia desenvolve um sistema de eletricidade sem fio, onde a energia se desenvolve livremente pelo ar sem cabos." > Clay Cavancante, Facebook 

A epopeia Gilgamesh (séc. 21 a.C.) é a obra literária mais antiga conhecida. Poema épico mesopotâmico.



28 novembro 2025

(28/11) A importância do zero | Maiores torcidas do Brasil | França: nova lei para supermercados | Palavras do português de origem árabe (1)





Porto Alegre, 28 de novembro de 2025


A importância do zero |

"Refere-se que a origem do zero somente ocorreu em três povos: babilônios, hindus e maias. Na Europa, a definição do símbolo zero ocorreu durante a Idade Média, pois a aceitação dos algarismos arábicos, que foram divulgados no continente europeu por Leonardo Fibonatti. (...) Alguns consideram o zero como sendo uma das maiores invenções da humanidade, pois abriu espaço para a criação de todas as operações matemáticas que são conhecidas atualmente."

Fonte | https://pt.wikipedia.org/wiki/0_(n%C3%BAmero)
Como diria Millôr Fernandes, o sábio:
"Todo o homem tem o sagrado direito
de torcer para o Vasco na arquibancada 
do Flamengo."



Umas & Outras |

"De acordo com pesquisa recente da CBF, através da Nexus, o Sport Club Internacional está na 6ª posição entre os clubes de maior torcida do país (4% do total), superando o Grêmio, com 3%. Entre os 5 primeiros colocados aparecem Flamengo (26%), Corinthians (19%), São Paulo (9%) e Vasco da Gama (5%)." Jornal Zero Hora, de Porto Alegre, em edição de 15-16/nov.

"Escolas dinamarquesas têm aulas de bondade obrigatória há 44 anos. > Jornada Mundo/ Facebook

Madame Maria Curie em 1891 foi proibida de estudar ciências por ser mulher. Em 1911 foi a primeira pessoa a ganhar dois prêmios nobel.

"Há 98 anos, o futebol brasileiro fez história nos céus. Em 5 de junho de 1927, o Esporte Clube São José, de Porto Alegre, tornou-se o primeiro time de futebol do mundo a viajar de avião para disputar uma partida." > Aviação & Curiosidades, Facebook

Vive le France!

"A França aprovou uma lei que obriga supermercados com mais de 400 metros quadrados a doar alimentos não vendidos, porém próprios para consumo, a instituições de caridade e bancos de alimentos. A legislação proíbe a destruição desses produtos e exige a formalização por contratos de doação, com penalidades que incluem multas de até 75 mil euros ou prisão de até dois anos para infrações." > Jornal O Sul/ Facebook

"O mundo abandonou a Palestina e permitiu que Israel destruísse um povo inteiro sem que houvesse qualquer ação significativa." 

> Pepe Guardiola, treinador do Manchester




Palavras 
de origem árabe (1) |

Açougue - De as-suk (mercado)
Açude - De as-sudd (barragem)
Açúcar - De as-sukkar
Aldeia - De al-daiá (povoação)                                
Alface - De al-khaç
Alfaiate - De al-khayyât 
Alfinete
Algarismo - De al-kawarizmi

Fonte | Lista de palavras portuguesas de origem árabe/ pt.wikipedia.org

                 

21 novembro 2025

(21/11) Paris x turistas | Melhores universidades do Brasil | Atlântida e Lemúria de fato existiram? | A Lagoa dos Patos não é uma lagoa

 




Porto Alegre, 21 de novembro de 2025



Paris x turistas |

"Ao final da Segunda Guerra, Hitler tentou dinamitar Paris quando perdeu o controle sobre a França. Seu general, Drietrich von Choltitz, não levou adiante a ordem. (...) A cidade é uma marca bem trabalhada, um símbolo produzido para ser associado ao amor, à sofisticação e à gastronomia do bon vivant", comentou Leandro Karnal em seu livro de crônicas Diálogo de Culturas. Isso por outro lado cria um problema para seus habitantes: "a horda de turistas". São "chatos, sempre perdidos, atrapalhando o fluxo com fotos intermináveis", no dizer do cronista de como os parisienses caracterizam os visitantes.
A Lagoa dos Patos
não é uma lagoa |

O rio Potengi era chamado de Rio Grande. Daí o nome do estado: Rio Grande do Norte. Reza a lenda que quando os espanhóis se depararam com a Lagoa dos Patos, acreditaram que se tratava de um grande rio. Daí o nome de Rio Grande do Sul. A rigor, a Lagoa dos Patos é uma laguna, pois desemboca no mar. Lagoas não têm conexões diretas com o mar. "Patos" teria relação com um grupo indígena com essa designação.

Umas & outras | 

De acordo com o RUF - Ranking Universitário Folha, em sua avaliação anual das melhores universidades do Brasil, no topo da tabela atualmente figuram pela ordem a Universidade de São Paulo, a Universidade de Campinas, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Universidade Federal de Minas Gerais. É impossível espirrar com os olhos abertos.

Baratas vivem dias sem cabeça. | A Austrália é mais larga que a Lua. | Um milhão de planetas do tamanho da Terra caberiam dentro do Sol.
 
Você sabe contar em latim? Unus, duo, tres, quattuor, quinque, sex, septem, octo, novem, decem.

O rei Frederico Guilherme I (1688-1740), rei da Prússia, não gostava de falar em alemão, sua língua materna, preferindo o francês. O alemão era reservado para falar com o seu cavalo.

A Região Sul ocupa apenas 6,8% do território nacional.

"Algo que parecia um navio brilhou no céu...", "algo que parecia um grande frota foi avistada no céu em Lanúvio, perto de Roma" (citado por Tito Lívio, em sua História de Roma).

Atlântida e Lemúria
de fato existiram?

"Novas descobertas arqueológicas e geológicas reacendem o debate sobre dois dos maiores enigmas da humanidade: Lemúria e Atlântida. Vestígios submersos encontrados no Oceano Índico e no Atlântico desafiam a ideia de que essas civilizações seriam apenas mitos. Pesquisadores analisam estruturas que indicam a presença de sociedades avançadas, possivelmente perdidas por catástrofes naturais há milhares de anos."




Como surgiu a língua portuguesa |




14 novembro 2025

(14/11) China, o país das invenções | Carros a 6 km/hora | Ressentimento e reacionarismo | Do dicionário de gauchês (5)

 




Porto Alegre, 14 de novembro de 2025

China, o país das invenções |

"A imprensa de tipos móveis é tradicionalmente creditada à Alemanha quatrocentista. Na verdade, foi inventada na China, no século XI. O papel também se originou na China, muito antes de ter sido introduzido no Ocidente. E também o papel moeda, o papel de parede e o papel higiênico." Isso sem falar no inseticida químico, no carretel de pesca, fósforos, na bússola magnética, nas cartas de baralho, na escova de dentes e no carrinho de mão. Tio Sam que se cuide...

Ressentimento e reacionarismo |

"Tenho um amigo jornalista com uma tese curiosa: toda pessoa profundamente frustrada, incapaz de encarar a própria trajetória, tende a virar bolsonarista. A lógica é simples: onde há ressentimento nasce o reacionarismo. Não porque esse projeto oferece soluções, mas porque oferece um inimigo para culpar. Observe aquele conhecido, sempre azedo, cheio de rancor do mundo e de si mesmo. Não é ideologia. É frustração mal resolvida travestida de opinião." > Mário Adolfo Filho




Do dicionário de gauchês (5) |

Cafundó = lugar ermo e solitário. 
"Lá nos cafundós de Judas."
Canha = cachaça, aguardente
Embarrigar = Engravidar
Em cima do laço = Imediatamente, em seguida
Espichar a canela = Morrer

Fonte | Dicionário de Regionalismos do Rio Grande do Sul, de Zeno Cardoso Nunes e Rui Cardoso Nunes. Ed. Martins Livreiro (1982)


No tempo dos carros a 6 km/h |

Em 1913, o intendente de Porto Alegre José Montaury resolveu colocar ordem no trânsito da cidade. Criou um regulamento determinando que o limite máximo dos veículos no centro da cidade fosse de 6 km/hora, nos bairros Menino Deus, Partenon e Moinhos de Vento, 10 km e nos subúrbios, 15 km. Além de outros itens, instituiu a obrigação de buzinas nos veículos automotores. As inflações das novas determinações seriam resolvidas levando em conta o Código de Veículos de 1893, que regulava... os veículos de tração animal.

Fonte | A Velha Porto Alegre, de Sérgio da Costa Franco (Edigal, 2015)


Postagem Anterior |