05 abril 2025

(05/04) A bombacha surgiu na Turquia | O extermínio de um povo | O agro não é pop | O que eles disseram | Palavras de origem árabe (4)



Porto Alegre, 05 de abril de 2025

_______________

Nada me incomoda mais do que a glorificação 
da estupidez. > Carl Sagan


A bombacha 
   surgiu na Turquia |

A bombacha, vestimenta típica do pampa, é de origem turca. Seu vasto uso na região tem relação com Guerra da Crimeia (1853-56), entre o Império Russo e aliança formada pelo Reino Unido, França, Império Otomano e o Reino Piemonte-Sardenha. Em função do alto índice de mortandade, quase 100 mil uniformes dos turcos restaram  e acabaram sendo oferecidos à Argentina. As calças acabaram dando origem à bombacha, designação derivada da "babucha" turca.

FONTE | Texto baseado em original de Carlos Leonardo Carabaral, sem título, reproduzido na página Pampa sem Fronteira (Facebook).



O extermínio de um povo |

"O que o governo de extrema-direita sionista está fazendo com a população palestina é de uma crueldade atroz. A desumanidade quase não tem paralelo na história mundial contemporânea, mas a mídia não trata do assunto. Silencia. Esses assassinos não podem ficar impunes. (...) Não é possível a comunidade internacional calar-se. É extermínio televisionado de um povo. Crianças vagueiam sangrando sobre destroços. O que o governo de Israel está fazendo não poderá jamais ser esquecido."

> Pedro Luís Vargas Viega, em carta publicada na revista CartaCapital de 02/04/25.


O assassinato hediondo de um jovem |

Stuart Angel, 25 anos, filho da jornalista Hildegard Angel, "foi torturado na Base Aérea do Galeão, no Rio. Ele foi amarrado a um caminhão e arrastado pelo pátio do quartel e obrigado a colocar a boca no escapamento do veículo. Apenas 43 anos depois, seus restos mortais foram identificados." Almoço em Brasília para comemorar o golpe de 64 por quê? Aliás, deveria haver um grande monumento em homenagem às vítimas da Ditadura Militar!

FONTE | Postagem publicada no Facebook, sem autoria.  


O que eles disseram |


Do editorial de O Globo em 1º/abr/64 comemorando festivamente o golpe cívico-militar de 1964: "Vive a nação dias gloriosos. Porque souberam unir-se todos os patriotas; independentemente de vinculações políticas, simpatias e opinião sobre problemas isolados, para salvar o que é essencial: a democracia, a lei e a ordem.
__________

"O extremismo, o discurso de ódio e as notícias falsas solapam instituições e fomentam a intolerância... A defesa do multilateralismo será tema central da cúpula do BRICS." >
Lula, em discurso na China *** "Gaza é hoje o maior símbolo do abandono do humanismo que cultivamos. Nada justifica a matança indiscriminada de civis." > Lula, em visita ao Vietnã.
__________

O câncer de intestino nunca matou tantos no Brasil quanto agora. Um crescimento de 177% desde 2008. O Brasil é o país que mais usa agrotóxicos proibidos na Comunidade Europeia. O Agro não é pop. O Agro é morte. O Agro é o Ogro do Brasil e serve apenas aos interesses de 40 famílias. > Hildegard Angel
__________

"Bolsonaro é o canalha de quem os canalhas gostam. Como já não há "mistérios" sobre esse político, seus admiradores são seu espelho e força social, ou seja, são uma geração (independente da idade) de péssimos brasileiros, que arruinaram seu próprio país." > Pedro Ruas



Palavras de origem 
                   árabe (4) |

Limão = laimun
Magazine = al-gacini

Mesquita = masdjidi
Nora = na'ûra

Oxalá = inshallah ("se Deus quiser")
Papagaio = babagha'

Safra = safaria ("estação da colheita")
Talco = talk ("gesso, amianto")

Tambor = tanbur
Xadrez = xatranj

Xadrez = xatranj
Xarope = xarab

Fonte | Wikipédia, Lista de palavras portuguesas 
de origem árabe







Brasil vs. Portugal:
palavras diferentes com o mesmo sentido



(11:57)



Postagem anterior |

(29/03) Algoritmos contra a democracia | Ameaça dos microplásticos | Excesso de tela | Novelas globais: queda de audiência | E mais.




29 março 2025

(29/03) Algoritmos contra a democracia | Ameaça dos microplásticos | Excesso de tela | Novelas globais: queda de audiência | E mais.

 



Porto Alegre, 29 de março de 2025
_______________


Que tempo são estes
em que temos que defender o óbvio?
> Bertolt Brecht




Ecologia | A ameaça 
dos microplásticos

Cientistas estão alertando para a presença de microplásticos não só no meio ambiente, mas também no organismo humano. "São partículas de polímetros com menso de 5 milímetros - nos oceanos, na água que bebemos e até dentro do organismo humano". Estudos recentes apontam para o fato de que 90% dos alimentos consumidos podem conter a substância. Pesquisas feitas pela Universidade do Novo México apontaram para o fato de que essas partículas "podem passar dos intestinos para outros órgãos. 

Os pesquisadores descobriram que os microplásticos podem passar do intestino para outros órgãos", podendo chegar até mesmo aos rins, fígado e até mesmo ao cérebro, sem falar na corrente sanguínea e fetos humanos. No  Brasil, tramita no Senado o projeto de um novo modelo de produção e uso que reduza a quantidade desnecessária de plástico descartável.

FONTE | Dia da Terra: o alerta de cientistas para a presença de microplásticos no organismo humano e no meio ambiente, matéria publicada no saite do Conselho Regional de Biologia da 7ª Região - Paraná.


Variedades Umas & Outras

Um povo está sendo dizimado sob o olhar indiferente do Mundo. A ONU? Ora, a ONU!... 
*** De nada adianta argumentar com racionalidade diante de bolsonaristas. Eles se movem por puro emocionalismo. *** Na antiguidade, o início do ano era comemorado em 20 de março, quando o dia e a noite têm a mesma duração. Foi Júlio César quem instituiu o 1º de janeiro como ano novo, no assim chamado Calendário Juliano. Mas enfim, não é por acaso que o ano astrológico começa em 20 de março. *** Está na hora de reciclar-se o conceito de progresso.

Reino Unido pede paz enquanto comercializa armas com Israel. Sei... *** Quem descobriu o Brasil? Os povos que chamamos de originais. Ou não contam? *** Há um canal de jovens espanhóis que comentam coisas a respeito do Brasil através de vídeos brasileiros. Ouvi de um deles a expressão "brasileiro de Portugal" para referir-se ao português lusitano... *** O croissant veio da Áustria e o estrogonofe, da Rússia. *** Até quando o Brasil estará à mercê de tentativas de golpes de estado? Já não chega?!



Política
| O "conservador de direita"

"Quando vejo um trabalhador assalariado todo orgulhoso de se autodenominar 'conservador de direita', fico me perguntando o que ele quer tanto conservar? Sua pobreza?! As regalias de elite?!" 

> Erico Dietrich




Redes | Algoritmos contra
a democracia

"O ministro Alexandre de Moraes alerta: as big techs estão atacando os pilares da democracia. A cada dia, fica mais evidente que os algoritmos de suas redes são programados de acordo com os interesses privados de seus acionistas e investidores. Apenas a força da lei pode frear o ímpeto colonialista de bilionários como Musk, Zuckerberg e Sam Altman. A regulação das redes é urgente na defesa da democracia!

> Jandira Feghali, deputada federal (PCdoB/RJ)


Internet | O excesso de tela

"O excesso de tela está mudando seu cérebro. Horas seguidas rolando feeds, vídeos curtos e notificações sem parar. Parece inofensivo, mas - temos que admitir - isso prejudica a concentração, memória e a nossa produtividade. Quanto mais pulamos de um conteúdo para outro, mais difícil fica lembrar das informações e manter o foco. Será que estamos realmente no controle ou apenas reagindo a estímulos constantes?" > Leandro Carnal



TV | Por que as novelas globais
caíram tanto de audiência?


Postagem anterior |

(22/03) Vantagens das ferrovias | 14 frases que viraram palavras em MG | Política de esmola? | Palavras de origem árabe (3) | "Torneio mixuruca"




28 março 2025

(19/04)




Porto Alegre, 19 de abril de 2025
__________

A classe dominante nunca será capaz de resolver a crise. Ela é a crise. > Rob Riemen 










Cabeças Pensantes | A China é um país traumatizado por todo tipo de humilhação que sofreu no século XIX nas mãos das potências ocidentais. O Partido Comunista Chinês ascendeu ao poder com a promessa de nunca mais deixar isso acontecer. E tem gente que acha mesmo que a China vai se curvar aos EUA? > Nícolas Kasprzak

__________

"Tudo bem que a pessoa não seja esquerdista. Escolha dela. Afinal, nem todos têm consciência social, consciência ambiental ou consciência em geral. Agora, se dizer "fechada com Bolsonaro" é estar perto da demência total. > Hildegard Angel














22 março 2025

(22/03) Vantagens das ferrovias | 14 frases que viraram palavras em MG | Política de esmola? | Palavras de origem árabe (3) | "Torneio mixuruca"




_______________
Porto Alegre, 22 de março de 2025

Deputada bolsonarista mineira
disse que uma injustiça
está sendo "penetrada" pelo STF
contra Jair Bolsonaro.




TRANSPORTES | As inúmeras vantagens
das ferrovias

Em 2016 tive a grata satisfação de fazer uma viagem de trem entre Florença e Roma. Que maravilha! Anteriormente só havia feito viagens do tipo somente até a pré-adolescência, no caso fazendo o trajeto Porto Alegre/Alegrete, cidade situada no pampa gaúcho, uns 500 km da capital. Infelizmente o Regime Militar acabou com os trens de passageiros para priorizar a indústria automobilística e, em consequência, as viagens de ônibus. Pois bem, vejamos as inúmeras vantagens do uso do trem, não só para o transporte de cargas como de pessoas:
- Alta capacidade de cargas e passageiros
- Transporte eficiente de longas distâncias
- Redução do congestionamento rodoviário
- Confiabilidade e pontualidade em longas distâncias
- Cursos operacionais reduzidos
- Menor consumo de combustível e energia
- Redução da dependência de combustíveis fósseis
- Aumento da segurança no transporte. 
E por aí vai. Vale lembrar que um trem de tamanho médio pode levar a carga de mais de 350 caminhões. O Brasil começa a novamente valorizar o uso do trem. Vale citar como exemplo a ferrovia que ligará Belém do Pará a Rio Grande, RS, já em construção.

FONTE | As ferrovias no Brasil, por José Manoel Ferreira Gonçalves, publicado no saite jornalggn.com.br em 3/mar/25.




IDEIAS | Cabeças Pensantes

"Raramente vi um país onde a elite tem tanto desprezo pelos pobres como o Brasil." (Noam Chomski) *** "O próximo grande salto evolutivo da humanidade será a descoberta que colaborar é melhor do que concorrer." (Pietro Ubaldi) *** "A cultura é a alma e a honra de qualquer nação." (Ariano Suassuna) *** "Oprah Winfrey decide encerrar seu programa lendário e planeja se mudar para a Itália. Ela explica: 'Não posso viver na América pelos próximos quatro anos e respirar o mesmo ar que Elon Musk'" (Emir Sader) *** "Agora só falta ser proibido de pensar para não ofender os imbecis." (Dostoiévski) *** "Já acabou o campeonato? Que torneio mais mixuruca, não tem nem segundo turno!" (Mané Garrinha). *** "A Inglaterra só produz três coisas boas: chá, uísque e meus livros. Mas acontece que o chá é chinês, o uísque é escocês e eu sou irlandês. Então, ela pegou as únicas coisas boas que tem de outros países. (Oscar Wilde)



FOME | Política de esmola?

"A imprensa comercial no país é de cunho liberal e neoliberal. A ideia de coletivo não faz parte de uma premissa ideológica, política. (...) Como querem que 'a fome chegue ao fim' quando ao mesmo tempo acham que o Bolsa Família é uma política de esmola? Como falar do desespero da fome e ao mesmo tempo minar esse tipo de política pública? A conta não fecha." 


FONTE | Fabiane Moraes, jornalista, entrevistada por Jefferson Barbosa para a edição de jan/25 da revista Quatro Cinco Um sobre seu livro Ter medo de quê? Textos sobre luta e lantejoula.




LÍNGUA | Palavras de origem árabe (3)

Cenoura - safunnárya
Elixir - 'al-Axir'

Enxaqueca - 'ax-xaqîqa'
Esmeralda - zumúrrud

Fulano - Flan
Garrafa - karafâ (frasco bojudo)

Girafa - zarafat
Harém - 'Harim'

Javali - Jabali
Laranja - naranj. Naranja em espanhol.

15 março 2025

(15/03) Prisão perpétua | Chame o ladrão! | Vídeo: frases de Odete Roitman | O novo vale-tudo I Umas & Outras

 




Porto Alegre, 15 de março de 2015
_______________

Não há valores na política externa dos EUA. Apenas alavancagem. A Ucrânia nunca foi sobre democracia. Assim como o Iraque nunca foi sobre liberdade. Assim como a Líbia nunca foi sobre militarismo. Assim como o Vietnã nunca foi sobre parar o comunismo. Todos esses eram pretextos. Nada mais. > Sony Thang


Chame o ladrão! | "Nunca vivi em lugares pobres do Rio. Mesmo assim, tenho conhecimento dos reiterados excessos que as forças de segurança pública comentem por ali. Como repórter, já colhi diversos relatos sobre arrombamentos* injustificados de residências, notadamente pela Polícia Militar", conta o jornalista Armando Antenore em sua reportagem Chame o ladrão publicada na edição de fevereiro da revista Piauí. 

Em 2018, defensores públicos e representantes de 29 instituições coletaram depoimentos sobre arbitrariedades cometidas pelas forças de segurança em mais de 20 localidades pobres da região metropolitana. Os entrevistados revelaram que "os invasores saquearam os imóveis, danificaram eletrodomésticos ou mobílias, estragaram alimentos e praticaram agressões sexuais", relata o jornalista.

O sociólogo Daniel Hirata, coordenador do Geni - Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos, da Universidade Federal Fluminense, chegou à conclusão de que não existe o desejo de coibir tais práticas condenáveis. Contou à reportagem que existe "uma gíria comum na PM fluminense: "mineirar". (...) Os objetos roubados são encarados como butim. Viram espólios de guerra, uma compensação pelos riscos que os policiais correm". Sei... Mas enfim, a reportagem se estende por seis longas páginas, com vários depoimentos de pessoas de diferentes idades vítimas de abusos do tipo. Até quando?

* Por meio de um dispositivo chamado "chave mágica".

Prisão perpétua | Em seu livro Tornar-se Palestina (Ed. Relicário), a escritora chilena Lina Meruane narra o que viu em sua viagem à Palestina. Conta, entre outras coisas, que cinco crianças palestinas foram condenadas à prisão perpétua por parte de Israel. Sabem por quê? Porque jogaram pedras no carro de um colono israelense, um entre tantos outros que se valem de assentamentos ilegais.

FONTE | A Biblioteca no fim do túnel: um leitor em seu tempo, obra de Rodrigo Casarini (Ed. Arquipélago, 2023)




Umas & Outras | Termos como "opressão", "LGBT", "orientação sexual", "feminismo" e "desigualdade" são alguns dos quase 200 que não podem mais ser usados pelas agências federais nos EUA.

Em Maceió, AL, foi criado o Dia Municipal em Memória das Vítimas do Comunismo.

Chiquinho Brazão, responsável maior pelo assassinato de Marielle Franco, está preso há um ano. De qualquer forma, segue recebendo seus salários como deputado, legisla, conta com assessores e tudo mais, relembra a deputada federal Sâmia Bomfim por São Paulo. Ô beleza, "brasileiro é tão bonzinho!"

Cidades mineiras com nomes curiosos: Pintópolis, Tiras, Bandeira, Sem Peixe, Espera, Feira, Formiga, Moeda, Passatempo, Pimenta. Há outras...

O Brasil sempre foi um país dividido, como qualquer outro: de um lado as pessoas politizadas, de outro as despolitizadas. Só que agora ficou mais nítido e de consequências mais sérias.

A TV Globo foi ao ar em 26/abr/65, quando estreou sua primeira telenovela: Ilusões Perdidas, que durou 56 capítulos. No elenco, Emílio Queiroz, Norma Brum e Osmar Prado.




O novo vale-tudo | "A volta de Donald Trump ao poder está aí, para conseguir à vista de todos o novo vale-tudo. A saudação nazista de Elon Musk, no dia da posse do presidente americano, é a grande banana que a oligarquia digital do Vale do Silício dá à democracia no planeta. Está em andamento uma cruzada fascista pelo mundo, em nome de ideais libertários e a serviço da face mais destrutiva do capitalismo."
 
FONTE | "Yes, nós temos banana", artigo de Fernando de Barros e Silva publicado na revista Piauí de fev/25.






As frases de Odete Roitman
que entraram para a história


(5:14)


Postagem anterior |

(08/03) Origens do carnaval porto-alegrense | Crise climática x capitalismo | Oscar: sionismo sai perdendo | Palavras de origem árabe (2) | E mais.



08 março 2025

(08/03) Origens do carnaval porto-alegrense | Crise climática x capitalismo | Oscar: sionismo sai perdendo | Palavras de origem árabe (2) | E mais.




_______________
Porto Alegre, 08 de março de 2025

Itamar Ben Gvir, ex-ministro israelita, sugeriu que o governo de Netanyahu destrua os armazéns de alimentos em Gaza. Segundo ele, é "hora de abrir as portas do inferno" para os palestinos. Não sei por que me faz lembrar a Alemanha Nazista...




Origens do carnaval 
porto-alegrense | A festa de Momo na capital gaúcha ainda não acabou. O desfile das escolas de samba foi programado para os dias 14 e 15 de fevereiro, sabe-se lá por que razão convincente. Mas enfim, um pouco de história: "Um carnaval para as elites brincarem e o povo assistir." Assim o jornalista Felipe Prestes define o carnaval porto-alegrense nas décadas de 1870 e 1880 em matéria de sua autoria publicada no saite Sul 21 em 1/mar/25, na qual ele entrevistou Alexandre Lazzari, professor de História na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 

Segundo o entrevistado, neste período o carnaval local era comandado por duas sociedades -Esmeralda e Venezianos, que encaravam o carnaval como uma "festa de civilização", cujos desfiles tinham como temática a mitologia greco-romana. Houve também, em curto espaço de tempo, a participação da sociedade Germânia, cujas apresentações espelhavam a cultura alemã. Tais desfiles entram em decadência no início da década de 90, mas ganham força novamente na segunda metade da mesma década, agora com uma participação maior da população em geral.

"Todo mundo dava um jeito de brincar, se formavam grupos, os chamados cordões de carnaval, entre amigos, pessoas da mesma vizinhança. E população a pobre, população negra, não era bem vista nas ruas." Afinal de contas, como ressaltou um artigo de jornal da época, estariam desvirtuando o sentido do carnaval... No início do séc. 20 surgem os blocos e escolas de samba, criando um carnaval mais democrático, no qual o povo passou a ser o dono da festa.




Umas & Outras | Do Facebook: "Eles podem ter anora, mas nós temos amãe e afilha". *** "Não meço a vida em termos de ganhar ou perder." (Fernanda Torres) *** A gente festeja um Oscar, mas é uma denúncia de assassinato. (Eliana Paiva, filha de Rubens e Eunice Paiva) *** "Honra a todos que o que se foram, assim como reverencia aqueles que ainda estão aqui, defendendo a democracia e combatendo o fascismo", manifestou-se Dilma Roussef sobre a premiação de "Ainda Estou Aqui" no Oscars, para usar o novo termo. *** Quase 1.300 Terras poderiam caber dentro de Júpiter. *** "Antes de cantar o hino nacional para um pneu, verifique se nele tem água parada. Todos contra a dengue!" O Face é uma plataforma de muita utilidade pública! *** Apenas 18,4% da população brasileira tem curso superior completo. *** O escritor Inácio Araujo prefere o termo "ficção futurista" a dizer "ficção científica". Faz sentido. Vou adotar. *** Em cartaz, os primeiros momentos de "A Queda do Império Romano."




Crise climática x capitalismo | "A crise climática é um sintoma de uma crise muito maior. Uma crise baseada na ideia que algumas pessoas têm mais direitos do que outras e portanto têm o direito de roubar e explorar as terras e os recurso de outras pessoas. É muito ingênuo acreditar que podemos resolver essa crise sem enfrentar suas raízes - o capitalismo."

> Greta Thunberg



Palavras de origem árabe (2) |

Almirante - amir-al-bahr ("chefe do mar") 
Almofada - al-mukhadda, de khadd ("face")

Almôndega - al-bundeca (tipo de papa a base de cereais misturada com azeite ou manteiga)
Alvará - al-barã'a ("carta de autorização")

Armazém - al-Makhzan
Arroz - ar-ruz

Auge - auj'
Azar - as-zahar

Azeite - az-zayt
Azulejo - az-zuleij ("pedra pintada")


Fonte | Wikipédia, Lista de palavras portuguesas 
de origem árabe




Breno Altman:
O sionismo saiu perdendo com o Oscar


(7:03)

Postagem anterior |

(01/03) Vítimas da intolerância religiosa | Brutalidade oficial | Cursos superiores em destaque | 6 mil tiroteios