22 setembro 2025

(26/09) Educação na Grécia Antiga | Economia de exclusão | Vítimas da crueldade | No futebol de hoje | Marieta Severo sentindo-se desafiada




Porto Alegre, 26 de setembro de 2025


A educação na Grécia Antiga | Na companhia de um escravo (paidagogos ou pedagogo), os meninos iam à escola para aprender a ler, escrever e calcular. As meninas eram educadas geralmente em casa. O grammata era o professor que ensinava seus pupilos até os 12 ou 14 anos e recebiam um salário modesto, naturalmente... Os alunos empregavam uma tabuinha de madeira impregnada de cera, cujas letras eram traçadas e apagadas. Também se usava o papiro, um material mais caro, e aí se escrevia com tinta. As palavras não eram separadas e não havia nenhuma pontuação. Aprendiam a tocar flauta, canções tradicionais e poemas. Não havia fim-de-semana para que os pupilos e o professor gozassem de uma pausa, o que ocorria apenas em dias de festa. Entre os 14 e 18 anos, estudavam com um grammatikos, com o qual se ocupavam com a formação literária baseada na leitura de obras de poetas, dramaturgos e oradores. Os alunos se ocupavam ainda com matemática, geografia, música e astronomia. O paidotribos era o professor de educação física, com o qual exercitavam-se com o pentatlo: luta, corrida, salto, lançamento de disco e dardo, além de uma espécie de luta livre. 

Fonte | Edição especial em português da National Geographic - Vida Quotidiana na Antiguidade (2023) editada na Espanha.


Desafios | "Me sinto desafiada. Fatalmente as bancadas evangélicas, muito retrógradas, têm crescido no Brasil. É um retrocesso para uma geração como a minha, que lutou muito pela liberdade e pela democracia. Cada um tem o direito de exercer sua religiosidade e sua crença, mas que fiquem nos templos. Eu não quero ser legislada por evangélicos, nem por religião nenhuma." 

> Marieta Severo
_______________

A ONU tem que mudar logo. Uma ONU diferente, humana, deve antes de mais nada deter o genocídio em Gaza. 

> Gustavo Petro, presidente da Colômbia
______________




Não a uma economia de exclusão | "O capitalismo impôs a lógica dos lucros a qualquer custo, sem pensar na exclusão social ou na destruição da natureza. A primeira tarefa é colocar a economia a serviços dos pobres. Os seres humanos e a natureza não devem servir ao "Deus do dinheiro". Precisamos dizer "não" a uma economia de exclusão e desigualdade, na qual o dinheiro domina, em vez de servir." 

> Papa Francisco, em discurso proferido em Santa Cruz 
de la Sierra, Bolívia.

_______________

O que o rebanho mais odeia é aquele que pensa de forma diferente, não é tanto a própria opinião, mas a audácia de querer pensar por sim mesmo, algo que eles não sabem fazer.

> Arthur Schopenhauer

__________


Vítimas da crueldade | Nas ditaduras do Cone Sul, "no Chile mais de 2 mil opositores políticos foram assassinados, cerca de 40 mil sofreram medidas repressivas e, aproximadamente, 200 mil foram forçados ao exílio. Na Argentina, a repressão foi ainda mais brutal: os militares assassinaram cerca de 30 mil indivíduos." Quanto ao Brasil, de acordo com a Comissão Nacional da Verdade, tem-se os dados de 434 mortos e cerca de 50 mil cidadãos que sofreram perseguições políticas em maior ou menor grau.

Fonte | Fim da Impunidade, artigo de Aldo Fornazieri, cientista político, publicado em CartaCapital de 10/set/25.

__________


Postagem anterior |

(12/09) A ameaça dos microplásticos | A hipocrisia do gaudério | Violência contra a mulher | Palavras de origem asteca | E mais.




19 setembro 2025

(19/09) Porto Alegre sitiada (1836-40) | A primeira telenovela brasileira | O massacre de Porongos | Do dicionário de gauchês | E mais.

 


Porto Alegre, 19 de setembro de 2025

Duas questões 
sobre a Revolução Farroupilha |

1. Porto Alegre sitiada (1836-40)Isso não se aprende nas escolas: Porto Alegre nunca aderiu à Revolução Farroupilha (também chamada de Guerra dos Farrapos), pois tinha boas relações comerciais com o Sudeste, notadamente com o Rio de Janeiro. Não é por acaso que seu brasão ostenta o título de "leal e valorosa" dado pelo governo imperial (1841). A briga dos revolucionários eclodiu em função das altas taxas que o charque gaúcho sofria por parte do governo central, maior do que aquela aplicada aos uruguaios, p. ex., ou seja, uma briga da agropecuária interiorana. Neste contexto, por quatro anos 1836-40), com algumas interrupções, a cidade foi sitiada pelas tropas de Bento Gonçalves e seus comandados. Disso resultou, entre outras dificuldades, o fato de os porto-alegrenses terem vividos até mesmo situações de fome. As lideranças citadinas que se empenharam em sanar, tanto quanto possível, as dificuldades vividas pela população foram simplesmente esquecidas pela historiografia tradicional...

Fonte | Porto Alegre Sitiada, de Sérgio da Costa Franco (Ed. da Cidade, Letra & Vida, 2011)

__________

2. O massacre de Porongos | "O Massacre de Porongos marcou um dos últimos capítulos da Guerra dos Farrapos (1835-1845). Mais de cem soldados negros, que lutavam ao lado dos rebeldes, foram assassinados em uma emboscada das tropas imperiais. Embora haja divergências sobre as circunstâncias, documentos históricos apontam que a traição aos Lanceiros Negros foi o resultado de um acordo prévio entre chefes farroupilhas e o Império, abrindo o caminho para o massacre daqueles que haviam confiado na promessa de liberdade." > Marihá Maria em Porongos: filme dá protagonismo aos Lanceiros Negros e revisita massacre, artigo publicado em sul21.com.br datado de 14/set.

______

O Bolsonarismo é uma seita extremista que hospeda o pior do ser humano: o fanático religioso, o militar miliciano, o rico racista e o pobre ignorante. > Emir Sader
_____________



"Sua vida me pertence":
a primeira telenovela brasileira |

Sua vida me pertence, transmitida pela antiga TV Tupi entre 21 de dezembro de 1951 e 8 de fevereiro de 1952, foi a primeira telenovela brasileira e também do mundo. Contou com 15 capítulos apenas e era transmitida ao vivo, duas vezes por semana, às 20h, tendo Walter Forster como diretor além de atuar como o protagonista ao lado de Vida Alves. Tinha apenas dois cenários: o de um quarto e o de um jardim numa praça. Nela, ocorreu o primeiro beijo da TV brasileira, muito discreto, com um leve encostar de lábios. Só foi possível a cena sob a autorização do marido da artista protagonista. Lima Duarte fez parte do elenco.

> Fonte | pt.wikipedia.org





Umas & Outras |

Um real está cotado em 271 pesos argentinos. ***
"Um colega é alguém que lê (legere) com você; um companheiro é alguém que divide o pão (panem); um cônjuge é alguém que está sob o mesmo jugo (!)" Fonte: Na ponta da língua, o nosso português da cabeça aos pés, de Caetano W. Garlindo (Companhia das Letras) *** O primeiro dicionário polonês (1746) incluía definições como: "Cavalo: todos sabem o que é um cavalo." *** Num concurso sobre o melhor palíndromo sobre as primeiras palavras ditas por Adão a Eva, ganhou este: "Madam, I'm Adam." ("Madame, sou Adão" em inglês). Moedas brasileiras: Real Português (1568-1833), Real Brasileiro (1833-42), Cruzeiro (1942-67), Cruzeiro Novo (1967-70), Cruzeiro (1970-86), Cruzado (1986-89), Cruzado Novo (1989-90), Cruzeiro (1990-93), Cruzeiro Real (1993-94) e Real (1994 em diante). *** Quanta energia gasta neste país para lidar com a malignidade de uma só pessoa! *** Nunca se queixe de um dia ventoso. Em Netuno, os ventos podem atingir mais de 2.000 km/h.


 

Do dicionário de gauchês (1) | 


Cusco - Cão de raça ordinária. O mesmo que guaipeca.

Embarrigar - Engravidar.

Fazer uma vaquinha - Contribuir com determinada quantia de dinheiro.

Ficar buzina - Irritar-se, zangar-se.

Oigatê! - Expressão de admiração, espanto, alegria.

Fonte | Dicionário de Regionalismo do Rio Grande do Sul, de Zeno Cardoso Nunes e Rui Cardoso Nunes (Martins Livreiro Ed.)


A Revolução Farroupilha (1835-45) |

https://www.youtube.com/watch?v=8anEdKGSqls



12 setembro 2025

(12/09) A ameaça dos microplásticos | A hipocrisia do gaudério | Violência contra a mulher | Palavras de origem asteca | E mais.

 




Porto Alegre, 12 de setembro de 2025
A ameaça dos microplásticos |

Copos de plástico levam de 200 a 400 anos para se decomporem na natureza. Com o tempo, vão surdindo neles partículas muito pequenas chamadas microplásticos, que se espalham em grande quantidade pelas águas de rios e mares. São capazes de invadirem a corrente sanguínea até mesmo no cérebro das pessoas, podendo causar inflamações de células. "O risco pode ser maior em crianças com o cérebro em desenvolvimento, com o potencial de causar alterações definitivas na vida adulta", afirma Elnara Negri, livre-docente na Faculdade de Medicina da USP, em seu artigo A teoria do caos publicado em CartaCapital de 27/ago/25.
__________

A hipocrisia do gaudério |

"Os gaúchos que orgulhosamente se vinculam ao agro sãos os mesmos (...) que assassinam o pampa, que derrubam a mata atlântica, que extinguem a floresta de araucária, que matam a pastagem nativa para cultivar soja e envenenar todos os nossos rios, que arrasam com a dignidade das mulheres, dos indígenas, do povo negro, que grilam as terras do povo quilombola (...)."

> Tábata Silveira em seu artigo A hipocrisia do gaudério inventado exposta em cena: uma nota sobre La Vaca, publicado no saite Sul21 em  25/ago/25.
_____________
Violência contra a mulher | 

De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança pública, em 2024 foram registrados no País 1.492 casos de feminicídios, 3.870 tentativas a respeito, 95.026 casos de perseguição obsessiva, 51.866 casos de violência psicológica, 747.883 ameaças. 63,6% das vítimas eram negras. Segundo dados, o Brasil é o quinto país do mundo em que mais se mata mulheres.

Fonte | CartaCapital de 20/ago/24

_____________

Não é a paz que lhes interessam. Eles se preocupam é com a ordem, o regime desse mundo. (...) O problema deles é manter a ordem que lhes faz serem patrões. Essa ordem é uma doença em nossa história. > Mia Couto
_____________

Histórias... 

Conta-se uma história sobre a origem da Basílica de Nossa Senhora das Dores, no Centro Histórico de Porto Alegre. Com base numa lenda, dizem que sua construção durou cem anos em função de uma maldição atribuída a um escravizado que viu-se acusado injustamente, segundo ele, de ter roubado a coroa da santa e acabou sendo enforcado. Antes de enfrentar a forca, rogou uma praga segundo a qual a construção da igreja jamais seria concluída. A quem diga que até hoje a finalização da obra não se deu por inteiro. Sempre há uma reforma para se fazer...
__________




Umas & Outras |


E o século 21 começa a mostrar a que veio. ***
16 milhões de brasileiros acreditam que a Terra é plana, segundo o Datafolha. *** Os primeiros municípios do Rio Grande do Sul eram estes, em ordem alfabética: Alegrete, Cachoeira do Sul, Caçapava do Sul, Cruz Alta, Jaguarão, Pelotas, Piratini, Porto Alegre, Rio Grande, Rio Pardo, Santo Antônio da Patrulha, São José do NorteSão Luiz Gonzaga e Triumfo. *** Percentual de crentes numa vida após a morte: Portugal: 32,9%, Espanha: 38,1%, Inglaterra: 41,7%, França: 41,2%, Alemanha: 39,4%, Itália: 49,4%. > Fonte: The World Maps. *** Palavras do português de origem asteca: abacate (ahuacatl), chiclete (chiclet) chocolate (xocoatl), cochilo (cochini-liztli), coiote (coyotl), tomate (tomatl). *** "Jesus" é o termo grego para "Josué". Fonte: A História da Humanidade, de Hendrik Willem van Loon *** A Via Láctea é apenas 1 das 2 trilhões de galáxias do universo observável. 


Postagem anterior |

(05/09) Algozes da Ditadura: sadismo sexual às mulheres | Big techs e fiscalização | Veríssimo: "Ser de esquerda é uma decorrência". E mais.




29 agosto 2025

(05/09) Algozes da Ditadura: sadismo sexual às mulheres | Big techs e fiscalização | Veríssimo: "Ser de esquerda é uma decorrência". E mais.

 




Porto Alegre, 5 de setembro de 2025
Quanto mais uma sociedade 
se distancia da verdade,
mais ela odiará aqueles que a pronunciam.
> George Orwell
__________



Sadismo sexual
dos algozes da Ditadura | 

O livro A Misoginia na Ditadura e a Justiça de Transição, da advogada Renata Santa Cruz Coelho, reúne uma série de depoimentos de ex-presas políticas da Ditadura Militar de 1964 para a Comissão Nacional da Verdade, além de entrevistas à parte com sete vítimas mulheres. A obra apresenta o infame método empregado que os torturadores de plantão empregavam para infernizar a vida das pobres detentas tidas como "mulheres subversivas" e ainda mais perverso do que aquele aplicado nos homens. 

"As mulheres eram torturadas sempre por homens. Muitas sofreram aborto e foram estupradas. (...) Muitas vezes utilizavam ratos, baratas, jacarés e sempre procuravam desestabilizar a maternidade das vítimas. Elas eram humilhadas com todo tipo de ofensas", salienta a autora. De acordo com o depoimento de uma das vítimas, numa situação em que encontrava-se em trabalho de parto, o médico de plantão recusou-se a atendê-la afirmando que se ela perdesse o bebê, "seria um comunista a menos".

Uma outra entrevistada, além de ter sido estuprada, foi torturada na frente dos filhos de 5 e 4 anos. Uma outra sofreu choque elétrico na vagina enquanto ouvia o carrasco dizer "Isto é para você nunca mais botar comunista no mundo". E pensar que neste país ainda existem pessoas saudosas da Ditadura, o que evidencia o quanto este povo precisa amadurecer em termos políticos.
Fonte | A misoginia como arma, matéria de Fabíola Mendonça publicada em CartaCapital de 27/ago/25.

__________

Que tempos são estes 
em que temos que defender o óbvio?
> Bertold Brecht
________


Luis Fernando Veríssimo |

"Eu não entendo como que uma pessoa 
que enxerga seu país à sua volta, 
vive suas desigualdades e sabe a causa 
de suas misérias pode não ser de esquerda. 
Ser de esquerda não é uma opção, 
é uma decorrência."

__________



Big techs e fiscalização |

"Essas empresas [big techs] faturam bilhões de dólares e não querem ser fiscalizadas porque, infelizmente, muitas delas ganham dinheiro patrocinando, estimulando e viabilizando crimes hediondos como pedofilia, tráfico de crianças, prostituição, tráfico de drogas e fraudes."

> Rui Costa, ministro da Casa Civil


"Regulamentar adequadamente o uso de plataformas digitais é uma necessidade civilizatória dos nossos tempos: algoritmos têm propagado conteúdo criminoso com crianças. Quem confunde combate à pornografia infantil com 'censura' age de má fé." 

> Jorge Messias, advogado

__________

EUA: frágil democracia | 

"Os Estados Unidos afundam numa ditadura plutocrata de direita e serão lembrados como o país de uma democracia frágil, só de fachada, que acabou engolida pelo poder dos super-ricos."

> Rogério G. Oliveira, Facebook

__________

Postagem anterior |

(29/8) Salvador, 1835: a Revolta dos Malês | Que vergonha, JN! | A menor cidade do Brasil | A exaltação da ignorância | E mais





(29/8) Salvador, 1835: a Revolta dos Malês | Que vergonha, JN! | A menor cidade do Brasil | A exaltação da ignorância | E mais



Porto Alegre, 29 de agosto de 2025



A Revolta dos Malês | 

O filme "Malês", dirigido por Antônio Pitanga, está programado para entrar em cartaz dia 2 de outubro. No elenco, Camila Pitanga entre outros artistas. O filme baseia-se em fatos históricos ocorridos em Salvador, em 24 de janeiro de 1835, com a Revolta dos Malês - uma insurreição promovida por negros escravizados ou libertos contra a escravatura e a imposição do cristianismo, tendo como figura central Pacífico Lucutan, líder religioso africano da comunidade islâmica. Acabaram sendo chacinados pela cavalaria, pondo fim ao episódio, após ataque à prisão e ao quartel. 61% dos escravizados que foram a julgamento eram de origem nagô.

Fontes | https://pt.wikipedia.org/wiki/Pacifico_Licutan |
              adorocinema.com/filmes

A exaltação da ignorância | 

"Há algo que o Brasil já perdeu. E que vai custar muito para recuperar. Com Bolsonaro ou sem Bolsonaro, descobrimos que vivemos num país em que a maioria dos brasileiros acha possível votar num homem como Bolsonaro. Sem nenhum drama de consciência, compactuam com todo o ódio que ele produz (...), apreciam as ameaças e os arrotos de poder, exaltam a ignorância e a brutalidade."

> Eliane Brum

Você |

Perguntar não ofende: quando será que o "pronome de tratamento" você será admitido no português brasileiro como pronome pessoal tal como tu, como de fato é na prática? Ah, já sei! Provavelmente em meados do séc. 22...





Umas & Outras | 

PL quer votar projeto para proibir investigação de deputados e senadores sem aval do próprio Congresso. *** menor cidade do Brasil, com apenas 833 habitantes (censo de 2022) é Serra da Saudade, MG. Vai ver, todos ser conhecem, ao menos de vista em muitos casos. *** Câmara de Vereadores de Nova Prata, RS, aprovou moção de apoio a Donald Trump. *** A Rússia conta com 11 fusos horários. *** E agora o Império quer impor suas leis ao Brasil! *** Inaugurou-se na Austrália o primeiro trem do mundo movido100% a energia solar. *** 130 mil alunos no RS não contam com acesso a esgoto ou água tratada. *** Israel matou mais jornalistas do que qualquer guerra mundial.



Que vergonha, JN! | 

"O JN mais uma vez dá créditos às mentiras deslavadas de Israel de que a fome em Gaza se deve ao Hamas e que 100 mil caminhões de comida já entraram lá. A preocupação em mal informar mais de 200 milhões de brasileiros não deve à preservação da audiência, pois, segundo a Conib, a população judaica no Brasil não passa de 120 mil pessoas. São os interesses financeiros, estúpida!" > Hildegard Angel, jornalista


Postagem anterior |




22 agosto 2025

(22/08) Minhas leituras recentes da literatura gaúcha | "Vacinas causam autismo" | Palavras não serão suficientes | Cabeças Pensantes




Porto Alegre, 22 de agosto de 2025
Brasileiro que idolatra os Estados Unidos
não é um patriota, é um vira-lata e um imbecil,
com autoestima baixa e que adora ser humilhado
porque se sente um nada. > Nelson Rodrigues



 


Minhas leituras recentes
da literatura gaúcha |

Nos últimos tempos, ando às voltas com a literatura gaúcha. Em ordem alfabética, lidos Ainda que a Terra se Abra (R. Tavares), Andarilhos (R. Tavares), Fronteiras (Juremir Machado da Silva), 1935 (Rafael Guimaraens) e O Inverno e Depois (Luiz Antonio de Assis Brasil). 1935 foi o único da lista que não se trata de releitura. Ainda. O enredo se desenvolve em Porto Alegre por ocasião dos preparativos da grande Exposição do Centenário da Revolução Farroupilha (1935).* Conta como personagens principais dois jovens: ele desenvolvendo sua carreira como repórter policial do Correio do Povo e ela, uma dançarina de origem francesa, numa relação amorosa que só vai dar certo quando ela voltar da França anos depois. De momento, releio Um Farol no Pampa, de Leticia Wierzehowski, autora de A Casa das Sete Mulheres. Na sequência, será a vez de Atado de Ervas, de Anna Mariano, ser relido.

* Realizado no então Campo da Várzea, que hoje atende pelos nomes de Parque Farroupilha ou Praça da Redenção. Na verdade, a rigor, trata-se de um parque, o preferido do porto-alegrense.
____________________




Enquanto isso, nos States... |

"O Secretário de Estado dos Estados Unidos diz que Guerra na Ucrânia deve continuar pois gera empregos e crescimento econômico nos Estados Unidos. Segundo Antony Blinken, não se trata de gastos, mas sim investimentos produtivos para os estadunidenses."

Fonte: Câmara em Pauta/ Facebook

"Já o secretário de Saúde Robert Kennedy Jr. "acredita que vacinas causam autismo, que produtos químicos na água podem alterar o sexo das crianças e que a Aids não é causada pelo vírus HIV, mas por poppers, droga usada para aumentar o prazer sexual."

Fonte: O Sonho Americano em Frangalhos, matéria de Martha Batalha publicada na revista Piauí de julho 2025. Escritora brasileira e colunista de O Globo radicada nos EUA.

____________________

Palavras não serão suficientes | "O governo israelense perdeu o direito e a humanidade em relação a Gaza. Se quisermos deter Netanyahu, as palavras não serão suficientes. Precisamos de ações e fatos concretos, como a imposição de sanções e o fim de todas as formas de cooperação militar." 

> Guido Crosetto, Ministro da Defesa Italiano

_________________________




Umas & Outras |

Em Gaza, "perto de 86% da área cultivável foi destruída e apenas 1,5% permanece disponível para uso." (CartaCapital) *** Os cinco países no mundo com maiores índices de descendentes de italianos são Argentina (62%), Uruguai (44%), Paraguai (37%), Venezuela (16%) e Brasil (15%). *** Minas Gerais (586.528 km2) é maior do que a Região Sul (576.774 km2 *** "Uma nuvem branca fofa pesa o mesmo que um milhão de toneladas, apesar de flutuar tão suavemente sobre nós." (Ei Gênio/Facebook) *** Chefe do Pentágono defende o fim do voto feminino. *** "estrela mais próxima do Sol está a 4 anos-luz de distância. A Voyager foi lançada há 48 anos e ainda não percorreu nem um dia-luz." (Cosmos/Facebook) *** menor cidade do Brasil, com apenas 833 habitantes (censo de 2022) é Serra da Saudade, MG. Vai ver, todos ser conhecem, ao menos de vista em muitos casos. 



14 agosto 2025

(15/08) Trump proíbe palavras | O eclipse de 2027 | Atrocidades sem fim | Quitanda e carimbo | Plataformas digitais. E mais.

 




Porto Alegre, 15 de agosto de 2025
Nasci em 1941, no auge do Holocausto, e não suporto pensar que meu povo esteja fazendo a mesma coisa com outra nação. 

> Miriam Margolies



Atrocidades sem fim | Em 1937, na Guerra Civil Espanhola, a pedido do fascista Francisco Franco, a Luftwaffe de Hitler bombardeou os centros urbanos da Espanha. Hermann Göring, o chefão da Luftwaffe, "resolveu estudar os efeitos de um bombardeio maciço com artefatos incendiários sobre uma pequena uma pequena aglomeração urbana em zona rural". Guernica foi a escolhida.

Décadas depois, foi a vez dos norte-americanos, em nome do mundo livre, usarem nalpam na Guerra do Vietnã como castigo para camponeses indefesos.

Atualmente, "Em Gaza, com o apoio de seus protetores trumpistas, os genocidas israelenses, comandados pelo serial killer Benjamin Netanyahu (...), massacram a população famélica quando ela se aglomera junto aos caminhões de ajuda humanitária."
Fonte | Guernica e Gaza, artigo de João Quartim de Mores publicado no saite aterraeredonda.com.br. O autor é professor titular aposentado do Departamento de Filosofia da Unicamp.





Umas & Outras | Em 2 de agosto de 2027, um raro eclipse solar total escurecerá partes do sul da Europa, norte da África e Oriente Médio por mais de seis minutos. Conhecido como o Grande Eclipse do Norte da África, será o mais longo visível em terra entre 1991 e 2114. *** Vossa mercê> Vossemecê> Vosmecê> Vancê> Você> Vc *** Nos EUA os 10% de pessoas mais ricas concentram 70% da economia nacional. Isso é saudável? Vale lembrar que sociedades desiguais alimentam no futuro mudanças profundas... A História nos lembra isso. *** Dona Fifa está avaliando a possibilidade de transferir os jogos da Copa de 2026 dos EUA para o Canadá, devido à crescente dificuldade de se obter vistos de entrada no país do Trump. *** Neste país, aposentadoria compulsória é vista como punição para magistrados e militares condenados. "Brasileiro é tão bonzinho!" *** China desenvolve tecnologia de transmissão a laser 10 vezes mais rápida do que Starlink de Eloin Muske. (Tráfego Aéreo Brasil/ Facebook) *** A expressão "extrema direita" não pode ser mais usada na Globo.
_________

Palavras proibidas | Em março deste ano, o governo Trump elaborou uma lista de termos (mais de 350) que "devem ser banidos ou limitados por agências federais, documentos, saites, programas de saúde pública e pedidos de bolsa de pesquisa", segundo matéria da escritora brasileira Martha Batalha, que reside nos EUA, e publicada na revista Piauí de julho sob o título O sonho americano em frangalhos. Entre eles, temos os seguintes como exemplo: "ativismo", "aborto", "negro", "crise climática", "discriminação", "discurso de ódio", "desigualdades", "feminismo", "poluição", "racismo", "preferências sexuais", "justiça social", "vacinas", "mulher(es)". Isso me faz lembrar o romance distópico 1984, de George Orwell...
______

Palavras não serão suficientes | "O governo israelense perdeu o direito e a humanidade em relação a Gaza. Se quisermos deter Netanyahu, as palavras não serão suficientes. Precisamos de ações e fatos concretos, como a imposição de sanções e o fim de todas as formas de cooperação militar." > Guido Crosetto, Ministro da Defesa Italiano




Quitanda e carimbo | As palavras quitanda e carimbo provêm do quimbundo* e, apesar de terem sentidos muito neutros, singelos em nosso uso quotidiano, têm uma história dolorosamente ligada ao tráfico de gente africana, pois na origem se referiam, respectivamente, aos locais onde os escravizados eram vendidos na África e ao sinete de ferro quente com o qual eram marcados na própria carne."

* quimbundo: uma das línguas bantas cujos falantes, provenientes da África, foram escravizados no Brasil, notadamente no Sudeste.

Fonte | Latim em Pó: um passeio pela formação do nosso português, de Caetano W. Galindo (Companhia das Letras, 2022)





Decadência do sonho norte-americano
Entrevista de Juca Kfouri com Jamil Chade




Postagem anterior |

(08/08) A Lua está se afastando | Um septilhão de estrelas | Bárbaros do séc. 19 | A eleição de 23 | Te cuida! | Etimologias