30 novembro 2024

(30/11) Tradição de impunidade | O Zequinha de Porto Alegre | Como será o governo Trump? | Dissonância cognitiva

 



Um dia se fará a história do sofrimento do povo palestino e ela será um monumento à indignidade e covardia dos povos. > José Saramago






EXÉRCITO | Tradição 
de impunidade até quando?

De acordo com o cientista político Rodrigo Lentz, da Universidade de Brasília e especializado em Forças Armadas, entrevistado por CartaCapital, "em relação aos militares, o país tem um histórico de impunidade e conciliação, de empurrar a sujeira para debaixo do tapete. Historicamente, as anistias sempre beneficiaram militares de direita. Quando eram militares de esquerda ou de baixas patentes, essas anistias eram bastante limitadas. Este seria um momento favorável para quebrar essa tradição negativa das instituições brasileiras, diante da magnitude dos fatos", numa referência àqueles implicados na tentativa de golpe do 8 de Janeiro.

Fonte | Indiciamento abre oportunidade para quebrar a tradição de impunidade nas Forças Armadas, entrevista de Ana Luiza Basilio  com o cientista político acima citado e publicada em cartacapital.com.br em 24/nov/24.


O problema da educação dos militares: Como a formação afeta a democracia?



FUTEBOL | Zequinha, a terceira força
do futebol porto-alegrense

Ao vencer a Copa FGF - Troféu Zagallo recentemente, o Esporte Clube São José, de Porto Alegre, conquistou uma vaga para Copa Brasil de 2025. O Zequinha, como é chamado carinhosamente, é um clube social situado na zona norte da capital. Além de ocupar-se com o futebol profissional, mantém ativamente departamentos de basquete e bocha. Conta com um estádio próprio para suas partidas de futebol em casa, que comporta cerca de10 mil espectadores. Foi fundado em 1913 por um grupo de alunos do São José, um colégio católico de Porto Alegre. 

Em 1927, um dado marcante de sua história, reconhecido pela FIFA, foi o fato de ter sido o primeiro clube de futebol cuja equipe viajou de avião, no trajeto de 260 km entre Porto Alegre e Pelotas, no sul do Estado, a fim de disputar um amistoso com o Esporte Clube Pelotas.

O clube possui ainda salão de festas, churrascaria, ginásio, piscina e quadras sintéticas de futebol para alugar. Entre suas conquistas futebolísticas, destacam-se o fato de ter sido duas vezes vice-campeão do antigo citadino de Porto Alegre, campeão da Segunda Divisão do Campeonato Gaúcho (1981), sendo que já disputou a séries C e D do futebol brasileiro em várias ocasiões. Sua melhor campanha no Campeonato Estadual foi em 2010, quando conquistou um honroso quarto lugar.

Fonte | https://pt.wikipedia.org/wiki/Esporte_Clube_São_José




IDEIAS | Cabeças Pensantes

E eu pergunto aos economistas, políticos, moralistas, se já calcularam o número de indivíduos que é forçoso condenar à miséria, ao trabalho desproporcionado, à desmoralização, à infâmia, à ignorância crapulosa, à desgraça invencível, à penúria absoluta, para produzir um rico?
> Almeida Garret

Nunca a certeza
foi tão burra - ou no mínimo
desinformada.
> Cláudia Laitano

A "dissonância cognitiva" torna um homem de convicções profundas incapaz de mudar de opinião diante de uma contradição. Ele se torna imune a evidências e argumentos racionais. Diga que discorda e ele lhe dará as costas. Mostre fatos ou números e ele questionará suas fontes. Apele para a lógica e ele será incapaz de entender o seu raciocínio.
> Leon Festinger


POLÍTICA
| O que esperar
do governo Trump?

"O que se deve esperar no campo internacional para os próximos quatro anos da Administração Trump: os Estados Unidos (...) deixam de ser os "Cavaleiros Templários" de "uma ordem mundial regida por regras". E se propõem atuar dentro do Sistema Mundial a partir exclusivamente dos seus "interesses nacionais" utilizando-se da sua força bruta, financeira, tecnológica e militar para impor sua vontade onde considere que seja necessário. Com um apelo, só em última instância, ao recurso da guerra."

> José Luís Fiori, em seu artigo A eleição de Donald Trump e o sistema mundial, publicado no saite sul21.com.br em 21/nov/24.


Postagem anterior |

(23/11) Proibição etária às redes sociais | "Boccas palpitantes de desejos" | O português uruguaio | Novelas globais: erro em cenas




E vem aí
Os franceses



23 novembro 2024

(23/11) Proibição etária às redes sociais | "Boccas palpitantes de desejos" | O português uruguaio | Novelas globais: erro em cenas

 



CENSURAS | "Boccas palpitantes
de desejos"

Em Porto Alegre, em meados de 1916, o jornal Independente questionou a moralidade do cinema Guarany, no qual em suas em suas sessões, participavam um grupo de artistas de uma companhia teatral que então se apresentava na cidade. Os trajes das artistas seriam um tanto "vexatórios", afastando a presença de "exma. famílias". Em 1920, certo jornalista no jornal Gazeta do Povo expressou o seguinte parecer do ponto de vista moral:

 "O que me exaspera, sobretudo são as scenas de assassinio, em que pessoas mascaradas aproximam-se com esgares terriveis e fusilam à queima-roupa ou sangram victimas imbecis. E o que me horripila, pelo menos tanto quanto essas violencias, são as physionomias cheias de doçuras, as boccas palpitantes de desejos, os olhos langorosos e o peito arfando de suspiros e que suspiros!"

Fonte | Cinema, Imprensa e Sociedade em Porto Alegre (1896-1930), de Fábio Augusto Steyer.


A propósito: A jornalista e colunista Cláudia Laitano lembra em sua crônica Vanguarda e retaguarda* que atualmente 

"sem qualquer aviso prévio ao espectador algumas plataformas de streaming americanas decidiram cortar um pequeno diálogo do filme Operação França (1971) em que um dos personagens faz um comentário racista. O diálogo cortado não é gratuito e ajuda a compor a personalidade do personagem (um policial racista, vejam só) (...)."

* Publicada em seu livro Recado dos Dias (Libretos, 2024)





INTERNET | Proibição etária 
às redes sociais

"O primeiro ministro da Austrália, Anthony Albanese, anunciou planos para proibir o uso de redes sociais por crianças e jovens menores de 16 anos", informa matéria recente publicada no canalmeio.com.br.* Cada vez mais os países estão se ocupando com regras mais rígidas em relação às redes sociais, em oposição ao vale-tudo hoje reinante. Na Noruega, por exemplo, há um plano para que a idade mínima seja 15 anos, diante da necessidade "de proteger as crianças das estratégias comerciais agressivas das gigantes da tecnologia".
*Austrália quer proibir redes sociais para menores de 16 anos, nota publicada em 07/11/24 no saite acima referido.




LÍNGUA | O português uruguaio

No norte do Uruguai, fronteira com o Brasil, há um grupo de dialetos de português, que nem sempre são resultado com a proximidade do português brasileiro, mas resultado da própria história do país. "Os primeiros núcleos colonizadores do norte do Uruguai eram portugueses, movidos pelo interesse de ocupação da região sul do Brasil. Nos dias de hoje, sofrem a influência tanto do português falado pelos gaúchos quanto aquele utilizado pela grande mídia do sudeste brasileiro, sem falar obviamente no espanhol uruguaio, como não poderia deixar de ser. Vale lembrar ainda o que se convencionou chamar popularmente de portunhol é um fenômeno linguístico bastante conhecido por parte dos gaúchos na fronteira que divide Rivera (Uruguai) e Santana do Livramento (Brasil), duas cidades separadas por uma avenida, onde determinadas famílias de ambos os lados se unem em função de casamentos.

Fonte | Dialetos Portugueses do Uruguai, de Emerson Santiago, publicado em www.infoescola.com (s/ data) e
https://pt.wikipedia.org/wiki/Português_uruguaio.

A respeito do assunto, veja o vídeo




VARIEDADES | Umas & Outras

Recentemente, dois erros de gravação em novelas globais: na mesma cena, o mesmo personagem aparecendo com roupas diferentes (Garota do Momento e Mania de Você). O fato há havia acontecido em Família é Tudo anteriormente em que também na mesma cena, repito, alguém aparece com óculos e depois sem óculos... *** Se o povo palestino tivesse sido respeitado como habitante de uma região, a história teria sido outra. *** Numa hipotética viagem na velocidade da luz, levaríamos 1,3 segundo para chegar à Lua, 8,20 minutos para chegar ao Sol e módicos 105.700 anos para atravessar toda a Via Láctea, ou seja, uma viagem um tanto tediosa. *** O cometa de Halley foi excomungado pelo papa Calixto 3º em 1456 quando se aproximou novamente da Terra. 76 anos depois, quando sua visita se repetiu, foi batizado com o nome. *** "Infelizmente não foi possível internar todos os loucos. Um escapou e fará comício amanhã", disse Ademar de Barros em comício durante a disputa pela presidência da República. Uma indireta para seu adversário Jânio Quadros, que no dia seguinte não deixou por menos: "Não foi possível trancafiar todos os ladrões. Um escapou e fez comício aqui ontem."


Postagem anterior |

(16/11) "Ainda Estou Aqui", o filme do ano | Telenovelas: ainda uma longa existência | Em Portugal fale como os portugueses (2) | Cabeças Pensantes



16 novembro 2024

(16/11) "Ainda Estou Aqui", o filme do ano | Telenovelas: ainda uma longa existência | Em Portugal fale como os portugueses (2) | Cabeças Pensantes

 




CINEMA | "Ainda Estou Aqui"
o filme do ano 

Erik Chiconelli Goeme* publicou um artigo no saite aterraeredonda.com.br sobre o filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles. Tive a satisfação de assistir recentemente a este filme que considero um dos melhores dos últimos tempos. Fernanda Torres brilhantemente interpreta o papel principal do filme, como Eunice, viúva de Rubens Paiva (interpretado por Selton Mello), engenheiro civil e político brasileiro que foi preso, torturado e assassinado nas dependências de um quartel em janeiro de 1971, cujo corpo acabou sendo jogado ao mar.** 

Segundo o autor da matéria, o filme evidencia "as múltiplas camadas de resistência presentes na sociedade brasileira durante o período ditatorial"; registra o espaço de convivência das pessoas sendo transformado "em ambiente de violência e opressão", a resistência quotidiana de uma família, que perdeu seu ente querido tragicamente, através do cultivo da memória familiar até mesmo através de filmagens em Super 8, o ambiente do DOI-CODI simbolizando "todo um sistema institucionalizado de repressão". E por aí vai.

* Pós-doutorando na Faculdade de Direito da USP.

** A película, além de outros atores, conta ainda com a participação especial de Fernanda Montenegro, como Eunice já idosa.

Sobre Rubens Paiva:


"Estamos juntando os cacos.
Passamos por quatro anos muito difíceis,
de remada contra a maré.
Então, temos que celebrar
a volta por cima do cinema brasileiro."

> Walter Salles, diretor de Ainda Estou Aqui


 
TELEVISÃO | Telenovelas:
ainda uma longa existência

Streamings cada vez mais populares, como o YouTube e a Netflix, vêm roubando telespectadores da Globo de uma maneira nunca vista antes e isso vem afetando drasticamente as ditas "novelas globais", até mesmo as do horário nobre das nove da noite, com audiências reduzidas a meros 20 pontos de audiência. Isso não significa, porém, que estejam fadadas a desaparecerem, pelo menos nos próximos anos, pois ainda atingem cerca de 80% de população brasileira. Telenovelas ainda são tão promissoras em termos de audiência que a Netflix e a Amazon Prime Vídeo vêm investindo em telenovelas provenientes da Turquia, sem falar aquelas do México e Colômbia, quando não  produzem muitas vezes seus próprios produtos do gênero.



IDEIAS | Cabeças pensantes

Os humanos inventaram a bomba atômica, mas nenhum rato no mundo inventaria uma ratoeira.
> Albert Einstein

A solidariedade, a compaixão e a misericórdia não são dimensões religiosas. São dimensões humanas> Pe. Júlio Lancellotti

A Teologia da Prosperidade conseguiu a proeza de legitimar a ostentação, transformando-a em testemunho no lugar do despojamento característico da fé cristã. Os crentes não doam, investem. Não se solidarizam, reivindicam. Amam o que deveria ser usado. Usam o que deveria ser amado. > Hermes C. Fernandes




LÍNGUA | Em Portugal,
fale como os portugueses (2)

Bicha = Fila. "Bicha", nesse sentido, está em desuso no RS...
Canalha = Grupo de crianças
Chupa-chupa = Pirulito.
Cueca = Cueca e calcinha (vestimenta feminina)
Empregado de mesa = Garçom
Explicador = Professor particular
Pastilha elástica = chiclete
Pequeno-almoço = Café da manhã
Pica = injeção
Propina = Mensalidade

Fonte | https://pt.babbel.com/


Postagem anterior |

(09/11) Seus corpos só lhes mostram defeitos | O advogado caro | Do dicionário de gauchês (4) | A primeira Feira do Livro | Umas & Outras







09 novembro 2024

(09/11) Seus corpos só lhes mostram defeitos | O advogado caro | Do dicionário de gauchês (4) | A primeira Feira do Livro | Umas & Outras

 





CONSUMO | Seus corpos
só lhes mostram defeitos


A indústria do consumo tem como o objetivo vender seus produtos, sejam eles: Cigarros, carros, cervejas, roupas, calçados, ou atém mesmo comidas, com o corpo da mulher. Hoje o corpo feminino vende tudo, mas esta imagem de corpo perfeito, esta espetacularização da moda, tem trazido consequências drásticas à sociedade, milhares de pessoas insatisfeitas consigo mesmas e seus corpos em frente ao espelho só lhes mostram defeitos, as pessoas não enxergam mais sua beleza interior, existe sim um vazio enorme em seu interior, pois querem ser o que não são, querem ser com as modelos das capas de revistas e comerciais.

> Henriete Valéria da Silva, então estudante de jornalismo, em O padrão de beleza imposto pela mídia, artigo publicado no observatoriodaimprensa.com.br em 15/abr/14 e reproduzido novamente.



LÍNGUA | Do dicionário de gauchês (4)

Boia = comida
Chapa = amigo
Em cima do laço = em pouco tempo
Entrevero = briga generalizada
Gringo = descendente de italiano
Indiada = grupo de vários homens
Lomba = ladeira
Ôigale! = expressão que indica espanto, alegria

Fonte | www.dicionariopopular.com



CULTURA | A primeira Feira do Livro

Em 17 de novembro de 1955, inaugurava-se em 
Porto Alegre, sua primeira Feira do Livro, na Praça da Alfândega, seu local de sempre. Contava com 14 bancas, que acabaram comercializando 30 mil livros, além das expectativas. Liberato Salzano Vieira da Cunha, então secretário estadual da Educação, foi o orador na cerimônia de abertura. Ainda não existia a tradicional figura do patrono nem os livros eram embrulhados.



VARIEDADES | Umas & Outras

Emicida: No Brasil temos pele alva e pele alvo. *** Não deixa de ser sintomático: nas três novelas globais em cartaz, a heroína da história é uma jovem negra. Pouco a pouco, o racismo estrutural vai perdendo sua força, embora haja muito tempo ainda para liquidá-lo de vez. *** A Islândia é o único país do mundo sem mosquitos, sapos, cobras, aranhas e outros répteis. Ora, bolas! Bem que podia ter uns sapos! *** Pateta e Pluto: o estranho caso de um cachorro ter um cachorro como estimação. *** Que tal tomar um chimarrão com um leve gostinho de bergamota (mexerica)? A banca 2 (Rancho Nativo) do Mercado Público Municipal, em Porto Alegre, vende a tal erva especial, que é produzida em Arvorezinha, cidade do Vale do Taquari.


Humor |

 
Meu avô me contou que quando viu o Titanic, avisou todas as pessoas desde o início que o barco afundaria, mas o ignoraram. Ele avisou novamente que afundaria e muitos morreriam, mandaram ele ficar quieto. Ele avisou novamente em diversas ocasiões, até que o expulsaram do cinema. (Autor desconhecido).

É uma pena que todas as pessoas
que sabem como governar o país estejam ocupadas dirigindo táxis ou cortando cabelo.
(George Burns)

Uma pessoa dirige-se a um advogado
o mais caro da cidade:
- Eu sei que o senhor é um advogado caro, mas por mil reais posso lhe fazer duas perguntas?
O advogado responde:
- Claro! Qual é a segunda?


Postagem anterior |

(02/11)  O "mundo mágico" dos influenciadores | 1895: conflito entre imigrantes | Como falam os portugueses | Cabeças Pensantes





02 novembro 2024

(02/11) O "mundo mágico" dos influenciadores | 1895: conflito entre imigrantes | Como falam os portugueses | Cabeças Pensantes

 




INTERNET | Os jovens e o "mundo mágico" 
dos influenciadores...

A antropóloga brasileira Rosana Pinheiro-Machado, professora da Universidade de Dublin, pesquisa sobre o mercado de influenciadores no Brasil. "A pesquisadora monitorou, desde o começo do ano, a relação entre 549 mentores brasileiros do Instagram, que vendem cursos, e cerca de 500 mil aspirantes a influenciador." (vide fonte). Um elevado número de jovens brasileiros está apostando na ideia de tornar-se um influenciador, em função do "mundo mágico" que este mundo representa, embora tenham consciência de que a tarefa não é nada fácil. Não é todo mundo que consegue tornar-se um novo Pablo Marçal... Rosana descobriu em suas pesquisas que a maioria é composta por jovens mulheres pobres.

Fonte | Moisés Mendes, jornalista, em seu artigo A geração que "estuda" para ser influencer, publicado no saite extraclasse.org.br em 22/out último.




HISTÓRIA | 1895: conflito 
entre imigrantes italianos e alemães

Sérgio da Costa franco, em seu livro A Velha Porto Alegre*, conta que ao final do séc. 19 houve na capital gaúcha um sério conflito entre imigrantes italianos e alemães que viviam na cidade. "Em 27 de setembro de 1895, um grupo de 300 imigrantes italianos, indignados por matéria do jornal católico Deutsche Volksblatt que hostilizava a memória de Giuseppe Garibaldi, atacou a redação e oficina do referido jornal, depredando-as completamente", o que não era novidade em termos de ataques à imprensa alemã em Porto Alegre. O autor conjectura que os colonos italianos contaram com o apoio da comunidade luso-brasileira, o que seria compreensível... Outros conflitos viriam contra os imigrantes oriundos da Alemanha em função das duas Guerras Mundiais.

* Obra editada pela Edigal, 2015.





LÍNGUA
 | Em Portugal,
fale como os portugueses (1)

Afinal, "em Roma, fale como os romanos". Vejamos algumas palavrinhas do português lusitano e suas correspondências no português brasileiro:

Estou! = Alô!
Bué = demais, pra caramba
Atar o atacador = amarrar o cadarço
Hospedeira de bordo = comissária de bordo
Rebuçado = bala (no sentido de guloseima)
Autoclismo = descarga da privada
Montra = vitrine
Puto = menino, adolescente.
Frigorífico = geladeira
Autocarro = ônibus

Fonte | https://pt.babbel.com/




IDEIAS | Cabeças Pensantes

As pessoas que me dizem que eu vou para o inferno e elas vão para o Céu de certa forma deixam-me feliz de não estarmos indo para o mesmo lugar.
> Mark Twain

Não me fale muito muito de religião,
antes deixe-me a religião em suas ações.
> Tolstói

O que a manada mais odeia não é apenas o pensamento diferente - é a coragem de quem ousa pensar por si, de quem ousa ser livre. Não é a opinião que fere, mas a audácia de ser singular, algo que o rebanho não compreende, tampouco consegue alcançar.
> Arthur Schopenhauer

O heroico num ser humano
é não pertencer a um rebanho.
> José Saramago


Postagem anterior |

(30/10) "Deus não quer ninharia." | Origem da Feira do Livro de Porto Alegre | Eleições: por que tantas abstenções?