30 junho 2024

CRUELDADE para com os animais | Descobriram que eram índios | Pirâmides no Louvre | Gravataí: de aldeia indígena a cidade

 




América indo-afro-latina.
"América Latina" é um conceito eurocêntrico.

> Autor desconhecido





Crueldade
para com os animais |

Não sou vegetariano e muito menos vegano. O fato é que determinada proteína necessária para o organismo não é encontrada facilmente na alimentação alternativa. Em todo caso, alimento-me de muita carne de gado. Vou no peixe. Mas enfim, as pesquisas em torno da carne artificial avançam. Espero que algum dia o sofrimento provocado pelo homem aos animais seja banido da face da Terra. Vejamos este exemplo:
 
"Entre todos os alimentos animais, o mais industrializado é o frango congelado. Trata-se de uma pequena máquina de carne, nascida para viver justamente seis meses numa imensa fábrica, dentro de um viveiro, quase sem se mover, sempre comendo, sob constante medicação, engordando à base de hormônio para crescimento, e se conseguir sobreviver, é degolado na linha de produção."

Fonte | Conheça Ecologia, de Stephen Croall e William Rankin (Proposta Editorial, 1981)




Então descobriram 
que eram índios |

Em 1942, os nativos descobriram que eram índios, descobriram que viviam na América, descobriram que estavam nus, descobriram que deviam obediência a um rei e a uma rainha de outro mundo e a um deus de outro céu e que esse deus havia inventado a culpa e o vestido e que havia mandado que fosse queimado vivo quem adorasse o Sol, a Lua e a terra e a chuva que molha essa terra. (Eduardo Galeano)



Gravataí:
de aldeia indígena a cidade |

 Gravataí, uma cidade (300 mil habitantes) da região metropolitana de Porto Alegre, tem esse nome proveniente do tupi-guarani gravatahy, que quer dizer "rio dos gravatás", uma espécie de bromélia. Foi fundada em 1763 com o nome de Aldeia de Nossa Senhora dos Anjos, "que abrigava guaranis que deixaram as missões em meio às disputas territoriais de espanhóis e portugueses. Na década de 1770, o governador da província Marcelino de Figueiredo urbanizou o aldeamento, construindo escolas, olarias e moinhos" (vide fonte). Em 1880, emancipada da capital, passou a se chamar Vila de Nossa Senhora dos Anjos de Gravataí. Também dá nome a um rio de atravessa a região e desemboca no Guaíba.

Fonte | Sobrado histórico de Gravataí, texto publicado na coluna Almanaque Gaúcho, de Leandro Staudt, publicada no jornal Zero Hora de 26/jun/24.




Humor |

A única razão pela qual há ainda pirâmides 
no Egito é porque são demasiado pesadas
para levá-las para o Museu Britânico. (Autor ignorado)

As coisas que as pessoas mais querem saber nunca são da conta deles. (Bernard Shaw)

Nunca tenha filhos. Só netos.
(Gore Vidal)

Éramos onze em nossa família.
O dinheiro era tão curto que, à medida que íamos crescendo, as roupas iam passando de uns para os outros. Eu não achava graça naquilo - tinha dez irmãs. (Henny Youngman)


Ponto final |

Oriente Médio é um termo eurocêntrico, como diz o jornalista Pepe Escobar. Na verdade estamos falando do Sudoeste da Ásia. Além disso, a Europa não é propriamente um continente, mas uma península da Eurásia...


Postagem anterior |

A militarização das escolas | O PL que é uma excrescência só | Patriarcalismo à grega | O conhecimento é perigoso...







27 junho 2024

23 junho 2024

A militarização das escolas | O PL que é uma excrescência só | Patriarcalismo à grega | O conhecimento é perigoso...





Cá entre nós: era estado mínimo o que queriam, mas agora na catástrofe exigem que os governos sejam o máximo.

(Juremir Machado da Silva)



"PL do Estupro",
uma excrescência só!

E as mulheres foram às ruas, principalmente em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Recife contra o malfadado "PL do Estupro",  forçando temporariamente a bancada fundamentalista do Congresso, responsável por ele, a recuarem em sua proposta na qual, entre outros absurdos, proíbe que mulheres (até mesmo pré-adolescentes) possam praticar o aborto previsto por lei nesta situação.

"Enquanto o discurso moral prevalecer e as pessoas não aprenderem a exercer com autonomia sua cidadania, vamos ter essa 'cambada evangélica' envergonhando os ensinamentos de Jesus e vacinando a sociedade contra os evangélicos, porque a maioria imagina que rezamos na mesma cartilha dos 'Malafaias', dos 'Macedos' (...), criticou o pastor Hermes Carvalho nas redes sociais."

É oportuno lembrar que no Brasil, de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública em seu Atlas da Violência  divulgado recentemente, com dados de 2022, 74,5% das vítimas de estupro têm menos de 14 anos, apenas como exemplo. Isso em meio à péssima estrutura nacional para atender os casos previstos em lei: estupro, risco de morte da mãe e malformação do feto. De acordo com o Ministério da Saúde, nos mais de 5 mil municípios brasileiros, existem no total apenas 160 unidades para atender tais casos.

Fonte | CartaCapital de 26/jun/24, nas reportagens Grito preso na garganta (Fabíola Mendonça) e O baixo clero no poder (Aldo Fornazieri)



A militarização
das escolas |

"O Plano Nacional de Educação e a Lei de Diretrizes e Bases, que são marcas da educação democrática no Brasil, também não contemplam essa abordagem militar. Isso evidencia que a inclusão das escolas cívico-militares é uma anomalia, uma tentativa de seguir um modelo ultrapassado e autoritário em um sistema que deveria prezar pela liberdade e um pensamento crítico", alerta Erik Chiconelli Gomes* em seu artigo A Militarização das escolas, publicado no saite aterraeredonda.com.br em 12/jun último. 

Um modelo de educação que privilegia "a obediência cega e a conformidade em detrimento da autonomia e do pensamento crítico" vai de encontro ao questionamento das estruturas opressivas que sempre se fizeram presentes neste país, caracterizado por uma elite altamente egoísta, herdeira de um passado escravocrata. 

* O autor é pós-doutorando na Faculdade de Direito da USP


 

Cabeças Pensantes |

Pobreza> Não existe pior pobreza material do que aquela que não permite ganhar o pão e priva da dignidade do trabalho. O desemprego juvenil, a informalidade e a falta de direitos laborais não são inevitáveis, são o resultado de opção social prévia, de um sistema econômico que coloca o lucro acima do homem. (Papa Francisco)

Utopia > Que as nossas almas sigam irmanadas na utopia de um mundo cuja maior loucura seja a dignidade de todos os homens, cuja alegria de uns não esteja alicerçada na desgraça de inúmeros outros. Cuja esperança sobreviva ao caos. (Eduardo Galeano)

Conhecimento> Eles não são loucos. Eles são treinados para acreditar, não para saber. A crença pode ser manipulada, só o conhecimento é perigoso. (Frank Herbert)





Patriarcalismo à grega |

Aristóteles não tinha nenhum escrúpulo ao declarar que algumas raças eram naturalmente servis, e em afirmar que uma mulher era um homem deformado. Uma mulher não podia ser cidadã de Atenas. Se os homens se orgulhavam de ser chamados "cidadãos de Atenas", as mulheres eram geralmente chamadas de "mulheres da Ática": elas nem mesmo mereciam o nome "ateniense".

Fonte | Simon Goldhill, em seu livro Amor, Sexo & Tragédia: como gregos e romanos influenciam nossas vidas até hoje (Zahar, 2007)


Postagem anterior |

Em nome da castidade | Porto Alegre: uma tragédia evitável | O gol de Zico | Etimologias

https://cesardorneles4.blogspot.com/2024/06/em-nome-da-castidade-porto-alegre-uma.html




16 junho 2024

Em nome da castidade | Porto Alegre: uma tragédia evitável | O gol de Zico | Etimologias

 



Não importa o quão necessário 
seja uma guerra, ela sempre será um crime.

(Ernest Hemingway)






Em nome
da castidade |

Relendo Amor, sexo e tragédia: como gregos e romanos influenciam nossas vidas até hoje, de Simon Goldhill, professor de grego na Universidade de Cambridge. Eis uma pequena passagem do livro:
"Orígenes, o maior teólogo do começo do século III (...) estava tão desesperado para manter o celibato e para dominar os desejos da carne que se castrou com as próprias mãos. Era a única maneira de subjugar a ereção, o sinal físico da inabilidade do homem em controlar o desejo e a carne. (...) Orígenes vivenciou em seu corpo as consequências de sua teologia."



Porto Alegre:
uma tragédia evitável |

Francisco Milanez, especialista em análises ambientais e diretor científico e técnico da Agapan (Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural). Para o biólogo, referindo-se a Eduardo Leite, 
"ele bate e esconde a mão. É uma pessoa perigosa, porque foi o governador que mais destruiu a lei ambiental na história do estado, e com essa destruição, deu a senha para os que gostam de desmatar e destruir o meio ambiente".

Suas críticas também são endereçadas ao prefeito Sebastião Melo, classificando-o como omisso. "Se orgulhando de superávit e não fez a manutenção. Não há desculpa decente (...), lembrando que os técnicos avisaram, pediram mudanças." Além do mais, para ele, pouco se pode contar com o legislativo municipal, que caracteriza-se por ser em geral contrário ao meio ambiente e a favor da liberdade total em termos de especulação imobiliária.

Fonte | A culpa é de quem destruiu a legislação ambiental e liberou geral, entrevista de Francisco Milanez para o saite ExtraClasse e publicada em 23/mai/24.

 

 

O gol de Zico |

Em seu livro Futebol ao Sol e à Sombra, Eduardo Galeano conta uma série de histórias envolvendo jogadores de futebol do mundo inteiro. Conta, por exemplo, que em 1993 quando Zico jogava pelo Kashima no Japão fez o gol da vitória do time na Copa do Imperador jogando contra o Tokoku Sendai. Um gol inesquecível. "A bola chegou, cruzada ao centro, pela direita. Zico, que estava na meia-lua da área, entrou com tudo. No embalo, ultrapassou-a: quando percebeu que a bola tinha ficado para trás, deu uma cambalhota no ar e em pleno voo, com a cara para o chão, chutou-a de calcanhar. Foi uma bicicleta, mas ao contrário" - lembra Galeano.


 



Etimologias |

Montanha-russa - Do francês montagne russe, que por sua vez veio do alemão Rutshenberg (Rutshen = escorregar + berg = montanha). O divertimento é de origem russa. 

Nanico - Vem do latim nanu, que por sua vez vem do grego nanus, com o significado de anão. Já o elemento nano significa "um bilionésimo de": nanossegundo p. ex.

Sutiã - Do francês soutien, forma reduzida de soutien-gorge, ou seja, sustenta-seios. Criado em 1889.

Fonte | A casa da Mãe Joana, de Reinaldo Pimenta (Campus)


Postagem anterior |

Violência armada nos States | Estripulias neoliberais em Porto Alegre | Crise climática: mais ciência, menos política | Café & Ideias




------------------------------------------------------------
O comunismo é o bicho-papão
para assustar as criancinhas adultas.



13 junho 2024

09 junho 2024

Violência armada nos States | Estripulias neoliberais em Porto Alegre | Crise climática: mais ciência, menos política | Café & Ideias

 



O inferno está vazio
e todos os demônios estão aqui.

> William Shakespeare


Estripulias neoliberais
em Porto Alegre... |

A gestão em Porto Alegre conta em sua maioria com secretários(as), e uma base modernista na Câmara Municipal, privatista, que defendem o estado mínimo, que privatizaram a Carris [empresa de ônibus municipal], não pouparam para privatizar o DMAE, reduzindo em 50% os trabalhadores(as) do departamento de água e esgotos da capital e assim, precarizando o serviço para ter motivos para a dita privatização da água.

Fonte | Silvana Conti, professora aposentada da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, em seu artigo "Deu pra ti baixo astral", esperança de reconstrução, já!, publicado no em 03/jun/24 em https://sul21.com.br/.




Cabeças Pensantes |

Discussão> É mais do que hora de nós, brasileiros, e especialmente os gaúchos, discutirmos o clima considerando a ciência e não a política, sem esse viés que embaça nossa visão e desfoca o olhar sobre o que realmente é importante. Não podemos sair, como povo, de um evento traumático como o que estamos passando do mesmo jeito que ingressamos. (Andrea Pampanelli)

Negócio > Quando se descobriu que a informação era um negócio, a verdade deixou de ser importante. (Ryszard Kapuscinski)

Convicção > Os homens nunca fazem o mal tão completa e entusiasticamente como quando fazem por convicção religiosa. (Umberto Eco, O Cemitério de Praga)



Violência armada 
nos States |

"De acordo com estatísticas divulgadas no site Gun Violence Archive, em 2023, ocorreram melo menos 654 tiroteios em massa nos EUA. A violência armada causou a morte de cerca de 43 mil pessoas, com uma média diária de 117 mortos. O relatório aponta que políticos estadunidenses estão preocupados apenas com dinheiro e interesses políticos próprios, dificultando a formação de um um consenso sobre o controle de armas e, em última análise, custando a vida de pessoas comuns."

Nota | A matéria aponta inclusive para o fato de que a diferença entre ricos e pobres no país "atingiu o pior nível desde a crise econômica de 1929". No terceiro trimestre de 2023, "66,6% da riqueza total do país pertencia a 10% da população com maior renda". Por outro lado, metade da população com renda mais baixa "representa apenas 2,6% da riqueza nacional". É mole?

Fonte | Os chamados "direitos humanos de estilo americano" não passam de privilégio e hegemonia, diz mídia chinesa, artigo publicado no saite www.brasil247.com em 30/mai/24.





Café & Ideias |

Ah, esse cristianismo sem Cristo!
--------------------------------------------------------------
O capitalismo é o sistema econômico do egoísmo.
--------------------------------------------------------------
As cores na bandeira do RS representam o seguinte: verde, o pampa; vermelho, o Colorado e amarelo, o pôr-do-sol do Guaíba.
--------------------------------------------------------------
Deputada mineira promete "acabar com a esquerda". Afinal, ela é uma pessoa endireitada...
--------------------------------------------------------------
É traficante, mas evangélico temente a Deus.
--------------------------------------------------------------
Baixa audiência das novelas globais e do Jornal Nacional, GloboNews com 2 pontos de audiência em média, GloboPlay com baixo número de assinantes e um prejuízo avaliado entre 11 a 16 bilhões de reais. O império vai mal.


> Postagem anterior |


Quando o azul não existia | Lutzenberger e o desafio de 2024 | Brasil e suas distorções sociais | Etimologias.



02 junho 2024

Quando o azul não existia | Lutzenberger e o desafio de 2024 | Brasil e suas distorções sociais | Etimologias.

 




Nós vamos, um dia, amadurecer como povo
e realizar nossa potencialidade. 
E vamos então varrer a canalhada.

> Darcy Ribeiro



Quando o azul
não existia |

"Além dos gregos, certas civilizações passadas, como os chineses e os hebreus, também não descreviam o azul em seus textos clássicos. Na verdade, em muitas de suas manifestações literárias e culturais, como nas obras de Homero, o céu ter cor de bronze e o mar apresenta uma coloração de vinho escuro" Segundo o pesquisador Lazarus Geiger, havia um curioso padrão no mundo antigo: primeiramente havia palavras para as cores preto e branco, posterirormente para vermelho, cor do sangue e do vinho. Após isso, o amarelo e o verde. Foram os egípcios que criaram um termo para a cor azul e era o único povo a produzir corantes com ela. Recentemente um experimento numa tribo da Namíbia verificou que seus membros não diferenciavam o verde do azul.

Fonte | Mistério: porque os gregos antigos não enxergavam o azul?, artigo publicado em www.canalhistory.com.br.




Lutzenberger
e o desafio de 2024 |

À medida que progride a desnudação das montanhas, das cabeceiras e margens dos rios, à medida que desaparecem os últimos banhados, outros grandes moderadores do ciclo hídrico, a paisagem mais e mais se aproxima da situação do deserto, os rios se tornam mais barrentos e mais irregulares. Onde havia um fluxo regular, alternam-se então estiagens e inundações catastróficas. Só uma inversão no processo de destruição das paisagens pode inverter a corrida para calamidades bem maiores.

> José Lutzenberger (1926-2002), 
agrônomo e ambientalista porto-alegrense
em texto de 1974





Brasil
e suas distorções sociais |

Continuaremos negociando pedaços dos parcos recursos públicos para atender interesses de lideranças regionais, sem dimensionar seus aspectos técnicos e de viabilidade econômica e social? (...) As distorções sociais que marcam nossa história não aceitam mais diagnósticos e belos discursos. Esta realidade incômoda que já carregávamos agora se soma a tragédias climáticas que se intensificam e tem o seu ápice na destruição sem precedentes no Rio Grande do Sul.

> Guilherme Lacerda e Ricardo Berzoini, em seu artigo em conjunto Para onde caminhamos?, publicado em CartaCapital de 29/mai/24. O primeiro é doutor em Economia pela Unicamp e o segundo, aposentado do Banco do Brasil, foi ministro da Previdência, das Comunicações e de Instituições Internacionais.




Etimologias |

Férias - Do latim "feriae", dias em que os romanos não trabalhavam por razões religiosas.
Fofoca - Acredita-se que tenha vindo do quimbundo fuka, com o sentido de "revolver, remexer".
Jacaré - Vem do tupi com o sentido de "aquele que olha de lado", "aquele que é torto".
Japão - Do chinês jipen, "raiz do sol". O Japão era considerado pelos chineses o país onde o sol nascia.

Fonte | www.dicionarioetimologico.com.br


> Postagem anterior

Enchentes: negligência e despreparo | Brás Cubas faz sucesso nos EUA | O Declínio crônico do Ocidente. E mais.