01 fevereiro 2025

(01/02) | Da cultura afro-brasileira | "A justiça não faz nem cócegas" | Falhas geológicas no Brasil | Como se fosse lixo humano

 



_______________
Porto Alegre, 01 de fevereiro de 2025



LÍNGUA | Da cultura afro-brasileira

A cultura afro-brasileira, através dos nagôs, teve destacada influência no Nordeste. Na Bahia, por exemplo, a marca cultural pode ser sentida na música, na cultura e na religião. Daí foram incorporadas ao português brasileiro palavras como orixá, axé, vatapá. Notadamente nas chamadas línguas de santo. Já o sudeste, neste contexto, foi mais influenciado pelas línguas bantas. Do quimbundo, herdamos termos como quitanda e carimbo, estes associados à escravidão. O primeiro referia-se, em sua origem, aos locais onde eram vendidos na África os escravizados e o segundo, ao sinete de ferro quente que marcava suas peles. Temos ainda palavras ligadas à infância, como caçula e cafuné.

FONTE | Latim em Pó, de Caetano W. Galindo 
(Companhia da Letras, 2022)

MISÉRIA | Como se fosse lixo humano

"Em São Paulo estima-se que cerca de 30 mil indivíduos vivam em situação de rua, um número superior ao de muitas cidades no interior. Conviver passivamente com essa realidade, tratando seres humanos como lixo descartável, é reflexo de uma sociedade doente, com níveis patológicos ainda não diagnosticáveis. Infelizmente essa realidade não é exclusiva de São Paulo."

> Valdemar A. Angerami, psicoterapeuta existencial, em seu artigo O beco brasileiro, publicado em CartaCapital de 15/jan/25.


CLIQUE | Minhas fotos



Porto Alegre: Igreja Nossa Senhora das Dores
e Quartel-General (detalhes)





VARIEDADES
| Umas & Outras

Sobre Trump: "Extremismo, arrogância, obsolescência e cafonice." (Clarissa Carvalhaes, em CartaCapital) *** "Influencer não é ator. Não passa emoção, não tem técnica, não sabe fazer", lembrou Silvio de Abreu em entrevista no YouTube sobre as causas da queda de audiência dos folhetins globais. *** Os povos que invadiram a América tacharam os originais de "primitivos". Os genocídios que provocaram não são manifestações de primitivismo por acaso? *** Seis cidades brasileiras estão localizadas em falhas geológicas: João Câmara (RN), Itacarambi (MG), Cubatão (SP), Porangatu (GO), Taruacá (AC) e Vale do Jaguaribe (CE). *** Assim explicou o advogado de Zuckerberg por deixar de trabalhar para o bilionário e para a Meta: "Loucura Neonazista." *** A tentativa de anistia é o famoso jeitinho brasileiro em ação. *** A GloboNews é o canal de jornalismo líder em audiência na TV a cabo: em novembro, faturou 0,8 ponto (SP). As outras nem isso... *** Guerras pontuais são extremamente lucrativas para a indú$tria armamenti$ta... *** Com 105 mortos em 2024, o Brasil é o país em que mais se mata pessoas trans. *** Em 2014, "o então deputado federal [o Inominável] cuspiu no busto de Rubens Paiva no dia de inauguração do monumento no Congresso", contou Vera Paiva, filha de Rubens Paiva, em entrevista. *** Em 30 anos, mais de 65 mil pessoas no Brasil foram resgatadas por trabalho escravo.



IMPUNIDADE | "A justiça não faz 
nem cócegas"

Sem provas, com evidências forjadas, valendo-se apenas de "convicções", o Ministério Público do Paraná e o juiz caipira Sérgio Moro prenderam Lula por 500 dias. Hoje, com um calhamaço de provas, evidências, delações, testemunhos, fotos, vídeos, terrorismo, tentativas de golpe, planos para matar até o presidente, e os responsáveis por isso NÃO VÃO PRESOS! A justiça não faz nem cócegas. Piada. 

> Hildegard Angel, jornalista






Próxima postagem do Cem Ideias
11 de fevereiro, terça-feira